TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definir o conceito de organização

Relatório de pesquisa: Definir o conceito de organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 7

1. Defina o conceito de organização. Qual a importância da estrutura organizacional? O que mostra um organograma?

Distribuir tarefas e recursos pelos membros da empresa, que determina quem tem autoridade sobre quem, e quando e onde se devem tomar decisões. Em outras palavras, a organização é a etapa do processo de administração que agrupa e estrutura os recursos organizacionais e estabelece os mecanismos de comunicação e coordenação entre seus membros de forma a permitir que se alcancem os objetivos estabelecidos de modo eficiente.

As estruturas organizacionais tentam minimizar ou controlar a influência das variações individuais sobre a organização, bem como minimizar as consequências indesejáveis da divisão do trabalho – pressuposto inerente à existência das organizações.

Organograma é a representação gráfica da estrutura de uma organização, mostra as funções, os departamentos e os cargos da organização, especificando também como eles se relacionam. Cada retângulo de um organograma representa a forma de dividir o trabalho e os critérios de departamentalização usados pela organização Esses retângulos são dispostos em níveis que representam a hierarquia da organização. As linhas que ligam os retângulos referem-se à distribuição de autoridade ou à cadeia de comando, indicando quem está subordinado a quem.

2. Em que consiste o processo de organização?

Em dividir, integrar e coordenar os recursos organizacionais de forma a alcançar as metas.

A divisão do trabalho é a sinergia na cooperação eficiente dos membros organizacionais na busca dos objetivos mais ambiciosos dentre aqueles possíveis de serem alcançados pela ação individual.

A integração é uma consequência direta da divisão de trabalho e refere-se ao agrupamento e associação das tarefas, atividades e recursos organizacionais em unidades de trabalho a fim de permitir melhor coordenação.

A coordenação corresponde à utilização de e mecanismos que buscam a colaboração entre os vários departamentos, a fim de alcançar os objetivos globais da organização.

3. O que é a amplitude de controle e que fatores influenciam sua extensão?

É o número de pessoas pertinentes à unidade subordinadas a um gestor. Os fatores são: complexidade do trabalho, competência, experiência e motivação dos gestores e dos subordinados; sofisticação dos sistemas de informação e comunicação estilo pessoal dos administradores e cultura organizacional.

4. Quais são as formas de departamentalização mais comuns nas organizações e quais são suas vantagens e desvantagens?

As formas de departamentalização mais comuns são:

Departamentalização Funcional: é um método de agrupamento baseado na similaridade e proximidade das tarefas, habilidades, uso de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função.

Esse tipo de departamentalização oferece a vantagem de assegurar economias de escala e o uso mais eficiente de recursos, bem como alocar os recursos humanos em unidades organizacionais de acordo com suas habilidades e aptidões. Departamentalização por produto: cada linha de produto é colocada sob a direção de um administrador que é especialista nesse produto e responsável por tudo que tem a ver com ele.

A vantagem desse tipo de departamentalização é a possibilidade de inovação e melhoria contínua dos produtos e seus processos de produção, bem como facilita uma aproximação às necessidades dos clientes.

Departamentalização por cliente: agrupamentos de tarefas, atividades e recursos pelo tipo de cliente que a organização busca servir. Traz a vantagem de contar com administradores e funcionários que conhecem bem as expectativas e demandas dos clientes, podendo atendê-los de forma personalizada. No entanto, pode gerar redundância de funções e, consequentemente, maior ineficiência.

Departamentalização geográfica: agrupamento de tarefas, atividades recursos organizacionais com base em áreas geográficas. Possibilita-se a avaliação de desempenho para cada área geográfica, mas também pode gerar ineficiência em virtude da natural redundância de funções em cada departamento geográfico.

Departamentalização por processo: agrupamento de atividades e recursos com base nos processos-chave da organização. As unidades organizacionais são colocadas ao redor de qualificações em comum necessárias para completar certo processo. Considerando que cada processo requer uma habilidade diferente, essa departamentalização possibilita uma base para agrupamento das habilidades diferentes demandadas em cada processo.

5. Contraste centralização e formalização. Como esses elementos influenciam outros elementos estruturais ou são influenciados por eles?

Da mesma forma que se verifica uma tendência para a descentralização, também s e observa uma tendência de redução do grau de formalização nas organizações contemporâneas. A excessiva formalização limita a flexibilidade, a criatividade e a rapidez de resposta, competências consideradas essenciais para as organizações modernas. No entanto, tal como todos os outros elementos do processo de organização, algum tipo de formalização é indispensável para alcançar os propósitos organizacionais.

6. Qual a diferença entre autoridade e poder? Quais são os tipos de poder que você conhece? Quais são suas manifestações na estrutura organizacional?

Autoridade é o direito de decidir e de dirigir outros na execução de tarefas tendo em vista a persecução dos objetivos da organização, ou seja, o direito de organizar e dirigir o uso de recursos à sua disposição. Poder é a capacidade de exercer influência, ou seja, a capacidade para alterar o comportamento de uma pessoa. Tipos de Poder:

Poder coercitivo: deriva da percepção do receptor sobre a capacidade do detentor de poder punir ou recomendar sansões. Quando isso acontece, as pessoas podem modificar seu comportamento por receio de serem castigadas.

Poder de recompensa: variante positiva do poder coercitivo, já que resulta da capacidade de recompensar os outros, influenciando o comportamento destes pelo controle de sistema de retribuição.

Poder legitimo: decorrente da posição hierárquica detida, ou seja, da posse de autoridade formal.

Poder referente: associado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com