TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentável

Artigos Científicos: Desenvolvimento Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável procura balançar e satisfazer as necessidades da população em questão, sem de qualquer forma comprometer futuras gerações para que estas não consigam, na devida altura satisfazer as suas próprias necessidades. Ou seja, isto significa que futuras e actuais gerações possam atingir o nível satisfatório de desenvolvimento, quer seja social, como económico e cultural, gerindo de forma saudável os recursos disponíveis sem excessos.

A sustentabilidade ambiental, consiste na manutenção dos ecossistemas de modo sustentável, isto é, a capacidade que o ambiente natural tem para manter as condições de vida tanto para as pessoas como para outros seres vivos, tendo em conta tanto o aspecto físico como também a função como fonte de energias renováveis do ambiente.

A sustentabilidade económica enquadra no âmbito do desenvolvimento sustentável perante um conjunto de regras e politicas que visam incorporar os conceitos ambientais e sociais. Desta forma o lucro não passa só por agradar na vertente financeira mas também na vertente ambiental e social, potenciando desta forma um melhor uso quer das matérias-primas, cómodos recursos humano. Há tambem a incorporação da gestão mais eficiente dos recursos naturais, sejam eles minerais, matéria-prima como madeira ou ainda energéticos, de forma a garantir uma exploração sustentável dos mesmos, ou seja, a sua exploração sem colocar em causa o seu esgotamento, sendo introduzidos elementos como nível óptimo de poluição ou as externalidades ambientais, acrescentando aos elementos naturais um valor económico.

A sustentabilidade sociopolítica, centra-se no equilíbrio social, na vertente de desenvolvimento social, como também na vertente socioeconómica. Esta é uma medida que pretende desenvolver o tecido social e os seus componentes humanos e culturais. Neste mesmo sentido tendo-se desenvolvido dois grandes planos: a agenda 21 e as metas de desenvolvimento do milénio. A Agenda 21 é um plano global de acção a ser tomada a nível global, nacional e local, por organizações das Nações Unidas, governos, e grupos locais, nas diversas áreas onde se verificam impactes significativos no ambiente. Em termos práticos, é a mais ambiciosa e abrangente tentativa de criação de um novo padrão para o desenvolvimento do século XXI, tendo por base os conceitos de desenvolvimento sustentável. As Metas de Desenvolvimento do Milénio (MDM) surgem da Declaração do Milénio das Nações Unidas, adoptada pelos 191 estados membros no dia 8 de Setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 1990 relativos ao meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, entre outras, a Declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século. Esta declaração menciona que os governos "não economizariam esforços para libertar nossos homens, mulheres e crianças das condições abjectas e desumanas da pobreza extrema", tentando reduzir os níveis de pobreza, iliteracia e promovendo o bem-estar social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com