TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica Geral

Artigos Científicos: Didatica Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  5.256 Palavras (22 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL CAMPO VERDE/MT 22456

ELIENE ALVES DE OLIVEIRA RA: 442090

ELIANE ALVES RA: 442160

JAINES CAETANO RODRIGUES RA: 444162

DIEGO JUINIOR VELOSO RAMOS RA: 432076

MARGARETE CÉZAR RA: 447671

DIDÁTICA PEDAGOGIA

CAMPO VERDE/MT

NOVEMBRO/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL CAMPO VERDE/MT 22456

ELIENE ALVES DE OLIVEIRA RA: 442090

ELIANE ALVES RA: 442160

JAINES CAETANO RODRIGUES RA: 444162

DIEGO JUINIOR VELOSO RAMOS RA: 432076

MARGARETE CÉZAR RA: 447671

DIDÁTICA PEDAGOGIA

Relatório apresentado a Disciplina: Didática sobre a orientação do Tutor Presencial Rita de Cássia B.Giannetta, como requisito básico para a apresentação da ATPS do Curso de Licenciatura em Pedagogia do 2º Semestre da Professora Maria Clotilde Bastos.

CAMPO VERDE – MT

NOVEMBRO/2013

INTRODUÇÃO

Muitas crianças começam desde cedo a se interessar e demonstrar o gosto pela leitura, mesmo as que ainda não sabem falar ou ler, pois é através da leitura que eles começam a desvendar o mundo das letras mesmo as que ainda não leem, mas através das figuras/ilustrações vão dando vida a personagens e narrando os acontecimentos as sua maneira, isso significa que eles já sabem ler visualmente e interpretam os desenhos dos livros, isso para as crianças de uma faixa etária entre dois a três anos de idade, já os bebês que ainda não falam o ato de ouvir já faz deles leitores, pois eles prestam muita atenção no que o adulto diz e faz, portanto se ler for hábito no dia-a-dia dos pais, a criança crescerá com este hábito. E isso, fará com que ela tenha uma visão e compreensão de mundo bem melhor.

Portanto é de extrema importância para os pais e educadores discutir o que é leitura, e a importância do livro no processo de formação do leitor, bem como, o ensino da literatura infantil como processo para o desenvolvimento do leitor crítico.

Podemos tomar as orientações da professora Regina Zilberman, estudiosa em literatura infanto-juvenil e leitura, como forma de motivarmos as crianças e os jovens ao hábito de ler: abordar as relações entre a literatura e ensino legitimando a função da leitura, sugerindo livros, assim como atividades didáticas, a fim de alcançar o uso da obra literária em sala de aula e nas suas casas com objetivos cognitivos, e não apenas pedagógicos; considerar o confronto entre a criação para crianças e o livro didático, tornando o último passível de uma visão crítica e o primeiro ponto de partida para a consideração dos interesses do leitor e da importância da leitura como desencadeadora de uma postura reflexiva perante a realidade. Assim, com relação à leitura e à literatura infantil, pais e professores devem explorar a função educacional do texto literário: ficção e poesia por meio da com projetos de literatura infantil em sala de aula, utilizando as histórias infantis como caminho para o ensino multidisciplinar.

JUSTIFICATIVA

Quando se trata de educação infantil, fala-se de momentos delicados e marcantes na vida da criança que esta iniciando sua vida social longe de seus familiares entrando no mundo letrado, isso envolve sentimentos, medos e expectativas deste ser tão pequeninos e indefesos que esta em busca do conhecimento. De uma só vez, a criança tem que aprender a conviver com um o diferente e com outras pessoas, que lhes são estranhas, mas que é necessário este convívio esta troca de informações para que elas criem no futuro um elo, que lhe permitira crescer e desenvolver-se. Quando se pensa no momento do aprendizado da criança, pensa-se em literatura, pois é através dela que a criança inicia seu conhecimento, desperta sua imaginação, faz relações entre o real e imaginário, imita e desenvolve a fala.

A literatura é uma das formas importantes da expressão humana, pois é através da leitura que se justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, na educação infantil. Sendo assim considera-se importante trabalhar a literatura através da música (cantiga de roda) e da leitura (histórias, poesia), porque é através da literatura que as crianças irão despertar a sensibilidade e estimular a imaginação e a atenção no decorrer do processo de aprendizagem.

ETAPA 1

A atividade a ser desenvolvida será na disciplina de artes e literatura com duração de 12 aulas, em uma turma de Educação infantil - Pré-escola com aproximadamente 24 alunos na faixa etária de 05 e 06 anos do período vespertino, sendo treze meninas e onze meninos, a sala de aula não possui um espaço físico adequado para uma turma de educação infantil, pois teria que ser maior, porem nota que é uma sala da pré-escola porque esta toda decorada com alfabeto ilustrado, números, cartazes de aniversariantes, caixa de brinquedos. O tema escolhido para a aula será o conto será Alice no país

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com