TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica Geral

Artigos Científicos: Didatica Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO MEU CORPO EM MOVIMENTO

Publico alvo: educação infantil 2°p.

JUSTIFICATIVA

A Sociedade Brasileira de Psicomotricidade a conceitua como sendo uma ciência que estuda o homem através do seu movimento nas diversas relações, tendo como objeto de estudo o corpo e a sua expressão dinâmica. A Psicomotricidade se dá a partir da articulação movimento/ corpo/ relação. Diante do somatório de forças que atuam no corpo - choros, medos, alegrias, tristezas - a criança estrutura suas marcas, buscando qualificar seus afetos e elaborar as suas ideias.

OBJETIVO

Partindo da organização do EU, a criança pouco a pouco irá ampliando o seu espaço. Sensação, percepção, cognição e afeto caminham lado a lado na trilha do conhecimento humano. O homem é um ser social

CRONOGRAMA

período: de 6 a 10 de maio, tempo de duração: 1 semana

DESENVOLVIMENTO/AÇÕES

Ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Nesse projeto será trabalhado inicialmente o equilíbrio e a coordenação motora e posteriormente atividades de raciocínio. leituras interessantes pesquisadas: Psicomotricidade Escolar autores : Carlos Alberto de Mattos Ferreira; Ana Maria Heinsius; Darcymires do Rêgo Barros ; A Psicomotricidade Aplicada na Escola autora Martha Lovisaro.

Materiais utilizados - circuito de atividades motoras : cones de sinalização, corda, bambolês e garrafas pet com cores diversas ( colocar dentro das garrafas retalhos de papel , Eva entre outros cada garrafa de uma cor)

APRENDER E ENSINAR NO ÂMBITO ESCOLAR

Os educadores, desde o princípio da vida acadêmica devem se assumir, também, como sujeitos inerentes à produção do saber, e assim, definir sobre suas práticas que o ensinar, segundo Freire (1996:26) “não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. Isto indica que não cabe ao educador transmitir conteúdos acabados, mas sim, oportunizar ao discente que este possa construir e, também, se apropriar de instrumentos necessários para se situar no mundo como sujeito plural dotado de valores e crenças. Neste sentido, compete ao educador apontar caminhos aos discentes, e a estes cabe, como sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, expandir os conhecimentos necessários a sua formação tanto pessoal como profissional.

Dessa forma, o ato de ensinar requer o exercício constante da reflexão crítica sobre as práticas cotidianas docentes, de forma que também é preciso que se esteja inserido no processo de formação, a fim de aprimorar os conhecimentos, buscar novos saberes, apreender novas estratégias de ensino e os mecanismos de reflexão.

VISITA A: CRECHE ESCOLA MUNICIPAL ELIZABETE CONCEIÇÃO ALMEIDA PATROCINIO

ROTINA DIARIA:

Em um primeiro instante os alunos são recebidos no pátio da escola para o momento do acolhimento, onde acontece o contato com professoras e amigos de classe, são 30min para o desjejum, a hora cívica e cantigas de roda.

Em sala de aula os alunos são recebidos com carinho e entusiasmo, em seguida é realizada um roda para a socialização das crianças e para maior conhecimento da educadora sobre a rotina de seu alunos fora da escola.

A rotina segue: atividade de registro e trabalho com o concreto sobre o tema abordado,

20min.para o recreio

Volta a sala com atividades calmas para preparação da 2° atividade de registro.

A professora usa recursos simples como blocos lógicos ou apenas um giz de quadro e o pátio da escola.

A criatividade dos educadores na prática docente tento em vista os poucos recursos didático disponibilizados e o diferencial do aprendizado.

Os alunos atentos aos comandos da professora interagem coma as atividades propostas, tendo em vista a idade dos educandos os conflitos são constantes, mas de fácil solução, a rotina fixada no inicio do ano letivo é um instrumento de estimado valor, através da mesma conceitos e regras são estabelecidos.

Quanto a condução do trabalho pedagógico por parte do professor suas orientações e comandos são claros e específicos as estratégias de aprendizagem envolvem o trabalho com o lúdico e psicomotor.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Ano de escolaridade: 2° período Educação Infantil

Faixa etária: 5 anos

Área de conhecimento: educação física

Conteúdo de aprendizagem a serem desenvolvidos: orientação espacial

Descrição do método utilizado: consistem na consciência do próprio corpo, de suas partes, movimentos corporais, das posturas e atitudes. A capacidade de orientar-se, movimentar-se e adaptar-se no tempo e no espaço, tendo o corpo como referência,capacita o indivíduo estabelecer relações de posição, direção e distância.

Contextualização da atividade: a proposta de atividade e “quente e frio ” pois alem de trabalhar os conceitos: em cima, embaixo, em frente, a trás, primeiro, último, perto, longe, grosso, fino, cheio, vazio, pouco, muito, trabalha também a lateralidade: á direita, á esquerda, “ao lado”.

Descrição das etapas de desenvolvimento das atividades: o professor vai escolher vários objetos em várias posições, em uma área maior que a sala de aula. E quando der o comando para que a turma procure vai dar a dica: se está em cima de alguma coisa, atrás, em baixo...... e quando um aluno estiver se aproximando, o professor vai incentivar gritando “fulano”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com