TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica Geral

Artigos Científicos: Didatica Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  2.568 Palavras (11 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 11

A didática é uma disciplina que se preocupa com o processo de ensino e aprendizagem. Estudar didática, por sua vez, significa ir além do acúmulo de conhecimento sobre técnicas que ajudam a desenvolver o processo. Significa, antes de tudo, desenvolver a capacidade de questionamento e de experimentação sobre esses procedimentos, aprender a refletir ao escolher entre as diversas alternativas de desenvolvimento da atividade docente.

É muito importante que você, futuro professor, tenha uma visão ampla e profunda do contexto em que se desenvolverá sua atividade profissional, ou seja, da escola e, principalmente, da sala de aula.

De início, serão apresentados aspectos conceituais básicos, quando você aprenderá a diferenciar termos como: educação, ensino, aprendizagem, didática, pedagogia e filosofia, termos que se entrelaçam por possuírem, em alguns casos, ligações até profundas entre si, mas que apresentam significados diferentes.

Em seguida, será enfocada a importância da didática na formação profissional do professor, ou seja, na sua formação. Entre outros aspectos de interesse, será dada ênfase ao esclarecimento do compromisso social e ético que a profissão exige, o futuro papel que você deverá desempenhar na sociedade e no processo de ensino – aprendizagem de seus futuros alunos.

Na sequência, será apresentada uma visão geral sobre o

contexto da instituição escolar, seu futuro local de trabalho, com especial atenção para a relação professor X aluno no contexto da sala de aula nas dimensões afetiva, cognitiva, socioeconômica e cultural diferenciadas dos alunos.

Serão ressaltados, também, aspectos relativos ao planejamento da ação didática, tais como a distinção entre os conceitos de planejamento e plano, a apresentação dos diferentes tipos de planejamento na educação, e, de modo mais específico, um detalhamento a respeito do Plano de Aula, documento que deverá ser elaborado por você futuramente, quando do exercício da sua profissão como professor.

Serão salientadas algumas características sobre a relação professor x aluno, a importância do diálogo e da disciplina na sala de aula, que nos ajudam a compreender como o ensino se relaciona com a aprendizagem.

Finalmente, serão apresentadas informações específicas sobre recursos didáticos, que estão disponíveis aos professores para cumprir uma de suas principais funções em sala de aula, a de estimular a aprendizagem, além de aspectos específicos sobre a avaliação.

2. ASPECTOS CONCEITUAIS

A compreensão dos conceitos dos diversos termos ligados ao tema é fundamental para o entendimento do que vem pela frente, tanto neste texto quanto na sua atuação profissional como professor. Atente para as diferenças conceituais e, com certeza, muitos aspectos antes obscuros se revelarão mais fáceis de serem entendidos e trabalhados no exercício da sua profissão.

2.1 Educação

De início, é importante aprender e compreender o conceito de “educação”. De modo geral, o termo é uma manifestação da cultura e, sendo assim,

depende do contexto histórico e social em que está inserido. Seus fins variam, portanto, com as épocas e as sociedades, no tempo e no espaço, mas, de qualquer modo, ela sempre contribui para a subsistência do grupo como tal. Trata-se de um termo abrangente, que pode ser entendido em dois sentidos:

• sentido social: ação que as gerações anteriores exercem sobre as gerações mais jovens, orientando sua conduta, transmitindo conhecimentos, normas, valores, crenças e costumes aceitos pelo grupo social do qual fazem parte. O termo origina-se do verbo latino educare, que significa, nesse sentido, criar, alimentar, ou seja, conceder algo a alguém;

• sentido individual: desenvolvimento das aptidões e capacidades de cada indivíduo, tendo em vista o aprimoramento da sua personalidade. O verbo educare – criar – nesse caso, expressa a estimulação e liberação de forças latentes.

Nos dois sentidos, a palavra está ligada ao aspecto formativo.

“Educação” é um termo que apresenta um conceito extremamente amplo, muito mais do que o termo “ensino”, ou seja, educar é muito mais do que ensinar.

A educação pode se processar de forma assistemática ou sistemática, cujas características principais, segundo Piletti (2000), são as seguintes:

• forma assistemática: ocorre em sociedades muito simples, que apresentam acervo cultural rudimentar. Nesse contexto, crianças e jovens participam das atividades dos adultos e, pela experiência direta, aprendem as lendas, os mitos e as normas que regulam a conduta a ser seguida pelo grupo;

Unidade I

• forma sistemática: ocorre em sociedades a partir de um certo grau de complexidade, com acervo cultural

suficientemente vasto, o que torna necessário sistematizar parte significativa desse patrimônio cultural, para garantir sua transmissão às futuras gerações. É nesse contexto que surge a escola como instituição social, criada para educar e ensinar.

Escola, portanto, é um elemento da vida em sociedade que passou a ser importante à medida que as sociedades foram se tornando mais complexas, quando o desenvolvimento tecnológico promoveu aquisições culturais mais vastas.

2.2 Pedagogia

É o estudo sistemático da educação, ou seja, é a ciência e a arte da educação. Trata-se do espaço para reflexão sobre o ideal da educação e da formação humana em seus contextos mais gerais e completos. Possui inúmeras ligações com todos os demais termos aqui apresentados, o que reforça a necessidade de absoluta compreensão do seu significado.

2.3 Didática

Segundo Piletti (2010), a didática é o ramo específico da pedagogia que tem como objetivo dirigir tecnicamente o ensino em direção à aprendizagem, ou seja, a didática é a parte da pedagogia que tem como objeto de estudo o ensino em sua relação com a aprendizagem.

A didática é um ramo da pedagogia. Estuda o ensino, enquanto a pedagogia estuda a educação.

No passado, a didática era dominada pela figura central do professor como sendo aquele que ensina, o detentor do conhecimento a ser passado para as gerações. No presente, projeta-se o aspecto correlativo da aprendizagem. O princípio básico deixa de ser a passividade e passa a ser a atividade do aluno.

Neste novo contexto, ensinar e aprender são, portanto, duas faces de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com