TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensão Comercial da Globalização

Por:   •  24/5/2015  •  Dissertação  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

DIMENSÃO COMERCIAL DA GLOBALIZAÇÃO

Podemos dizer que a globalização é um processo econômico e social, que promove a integração entre os países e pessoas do mundo todo.

Muitos historiadores afirmam que a globalização começou na época das grandes navegações e descobertas marítimas (séculos XV e XVI), mas ganhou força na década de 1970, quando o neoliberalismo impulsionou o processo de globalização econômica.

Essa globalização é, basicamente, a “ajuda” que os países em desenvolvimento recebem de organismos internacionais, sediados nos países mais desenvolvidos, como Estado Unidos, Japão, Reino Unido, etc.

Com seus mercados internos já saturados, esses países desenvolvidos buscam novos mercados consumidores e também, reduzir custos, procurando acordos e/ou contratos em países onde a mão de obra, a energia e as matérias-primas são mais baratas.

Essa globalização tem seus prós e contras. Para a população dos países em desenvolvimento, como o Brasil, a abertura da economia propiciou o combate à inflação e a modernização da economia, com a entrada de produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, o que obrigou os produtores nacionais a baratearem também seus produtos, oferecendo assim à população, mais e melhores opções na hora de comprar. Por outro lado, para acompanhar a demanda, as indústrias nacionais precisaram modernizar seus equipamentos, adquirindo maquinário e tecnologia de ponta, ponta, causando o aumento do desemprego.

Com relação à agricultura, as grandes potências, como Estados Unidos e Japão, protegem seus produtos através de dispositivos que encarecem esses produtos para exportação, mas não aceitam as mesmas regras quando o assunto é a importação. O Brasil, como grande produtor agrícola vem tentando “derrubar” alguns desses dispositivos, para tornar o nosso produto mais competitivo no mercado internacional.

Chegamos a conclusão de que a globalização é algo irreversível, onde alguns países ganham muito, outros ganham pouco e outros tantos não ganham nada. No entanto, temos que aprender a conviver com ela e procurar aproveitá-la da melhor maneira possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com