TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA E O DIREITO

Casos: ECONOMIA E O DIREITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  3.016 Palavras (13 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1. Resumo economia e o direito 03

2. Entendimento relacionado a Economia e o Direito 04

3. Síntese da abordagem neoclássica 04

4. Essência da economia reside em um trinômio:

escassez, escolhas e custo de oportunidade 04

5. Proporções positivas de proporções normativas 05

6. Recursos de produção 05

7. As tribos indígenas e dos cinco recursos básicos 05

8. Empresas e unidades de produção 05

9. As instituições jurídicas, políticas e sociais e

a operação de um sistema econômico 06

10. Economia e Economia Política 07

11. Síntese referente a ECONOMIA e o Direito 08

12. Escassez e pobreza 08

13. Bibliografia 09

Resumo economia e o direito

A grande resistência dos operadores do direito é sem dúvida a falta de esclarecimento dos aplicativos das ferramentas econômicas somadas a um preconceito conservador, embasado mais no uso das ferramentas da Filosofia e da Moral.

O objetivo da ALACDE é exatamente dar esclarecimentos de como a Economia e Direito aplicados conjuntamente poderão contribuir para o cresciment5o econômico do país.

A proposta inicial da ALACDE é fazer reuniões anuais para discutirem o “ Direito e a Economia” e mostrarem que estão cada vez mais atrelados entre si.

É necessário analisar o efeito que uma decisão judicial pode causar na sociedade, pois decisões jurídicas baseadas apenas em questões filosóficas e morais, podem ter os seus valores mudados no tempo, de uma cultura ou de uma sociedade para outra.

Com o apoio da Economia os juízes terão uma ferramenta que possibilitara uma tomada de decisão com resultados que poderá levar o país a um crescimento e desenvolvimento econômico.

“O Direito e Economia “, visa concluir as conseqüências que as decisões no âmbito da propriedade poderão causar na sociedade, pois contratos bem estruturados poderão gerar maiores investimentos e maior produção trazendo benefícios para todos.

Já existem algumas universidades que estão aplicando a disciplina “ Direito e Economia “, por entenderem a necessidade de equiparem os operadores de direito com instrumental mais atualizado e moderno.

A visão conservadora dos operadores do direito, bem como, as dificuldades de entenderem os termos econômicos têm sido barreiras de resistência contra o “ Direito e Economia “. É necessário um consenso entre ambas as áreas para que os trabalhos sejam acessíveis.

Inicialmente um empreendimento financiado por pessoas (relacional) seria um passo para o desenvolvimento de uma empresa, mas para isso o individuo precisa ser estimulado, principalmente com respeito ao direito da propriedade e a certeza que o lucro vai ser dele.

Numa etapa seqüencial o financiamento seria feito por bancos (privado), embasados em um contrato com garantias dadas por um ordenamento jurídico.

Para assegurar a implementação do crescimento das empresas uma legislação de mercado de capitais, um direito comercial e o direito da propriedade intelectual devem proteger essas empresas e suas informações que se tornaram públicos para atrair o investimento público através de compras de suas ações.

Sim, mas para isso é necessária uma coerência em várias áreas e até o judiciário na questão de estrutura burocrática e tomada de decisões, a fim de minimizar as dificuldades para o desenvolvimento do país.

A experiência internacional em torno do que está acontecendo no país trará um crescimento deste instrumental.

I. Com base no texto abaixo faça um entendimento relacionado a Economia e o Direito.

Os longos anos têm presenciado as tomadas de decisões jurídicas totalmente desvinculadas das questões econômicas, culminando assim em verdadeiros entraves ao crescimento do país.

É necessário utilizar-se das ferramentas econômicas que disponibilizam e viabilizam o crescimento econômico no setor empresarial, ou seja, dar garantias jurídicas para que essas empresas possam expor publicamente suas informações e assim estimular a compra de suas ações. Essas garantias devem decorrer de decisões do judiciário embasadas não apenas em conceitos filosóficos e morais, mas também em conceitos econômicos, visando prever o efeito sócio-econômico que poderá trazer um entrave ou um crescimento no país.

II. Faça uma síntese da abordagem neoclássica referente aos conceitos de economia, sobre o que é economia e sobre o bem estar social, seu objeto central, segundo essa abordagem.

Sendo a economia o estudo pelo qual a sociedade decide administrar seus recursos escassos a fim de atender as necessidades ilimitadas, teremos em vista que a produção desses recursos devem atender de forma equilibrada e garantida a distribuição e o consumo de todos os bens e serviços que as pessoas buscam para melhoria de seu padrão de vida e bem-estar.

É necessário um equilíbrio na produção desse recurso em relação ao comportamento do consumidor, que certamente verificará que produtor-consumidor estão desempenhando satisfatoriamente suas funções e desejos (mais lucro, bem estar - social, respectivamente) . Daí a necessidade de uma política sócio-econômica pautada em um comportamento jurídico que assegurem a sustentabilidade nessa relação produtor-consumidor, empresa-acionista, encaminhando assim para um processo de desenvolvimento econômico.

1) “Justifique a seguinte concepção:” A economia diz respeito ao estudo de um fenômeno chamado escassez. A essência do ato econômico é a escolha. E escolhas implicam custos de oportunidade. Por isso mesmo, a essência da economia reside em um trinômio: escassez, escolhas e custo de oportunidade”.

Uma vez que as necessidades humanas são ilimitadas, teremos um problema de escassez, pois cada vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com