TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Marx

Tese: Economia Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Tese  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Ah se Marx estivesse vivo pra ler tal notícia, um economista americano elogiando o capitalismo brasileiro.

Segundo Krugman, a economia brasileira apesar das sonegações, tem se mostrando bastante resistente em meio a crise mundial e aos cenários negativos. O americano apontou pelo menos dois pilares responsáveis por esse desenvolvimento, apontando nossa vitalidade no "parque econômico", -sendo em minha opinião infeliz com esse comentário, pois faz confusão com o conceito de "parque industrial"- sendo esse o primeiro pilar, e o segundo nos diz a respeito das questões sociais, na qual cita que caminha com bons resultados.

A segurança do nosso sistema financeiro nacional é conhecida desde a lei da reforma bancária, onde foram adotadas grandes intervenções do estado (CMN e BACEN) em termos de controle das políticas econômicas (política monetária, cambial, fiscal e rendas), onde avançou notavelmente com a criação do real e a estabilidade da moeda, e também com o aumento das reservas, o que permitiu a possibilidade de ''manobrar'' as crises econômicas e executar essas políticas.

Ao contrário de países da Europa e Estados Unidos como exemplo, nossa economia responde bem, pois existe demanda, mas o governo adotou a política de consumo através da grande oferta de crédito, basta notar o crescente endividamento da população. Se não existisse essa demanda de consumo estaríamos sim em crise até pior do que muitos países desenvolvidos, pois a falta de consumo, leva a queda de produção, de emprego, de consumo, tornando isto um circulo vicioso, afetando também o segundo pilar do desenvolvimento econômico apresentado por Krugman.

O Nobel de economia cita que estamos melhores com relação a inflação comparados a governos passados. Ele só esqueceu que esse mesmo governo passado é que criou os sistemas de metas de inflação do CMN, que criou o controle da dívida interna e deu mecanismos ao BACEN para executar uma política monetária adequada e dar essa flexibilidade ao órgão executivo de interferir na economia.

O que podemos concluir com o discurso um pouco quanto esquerdista de Krugman, é que o governo de Dilma vem fazendo um eficaz trabalho, pois enquanto países sofrem com a crise mundial, o Brasil estimula o consumo interno e gera emprego e renda, conseguindo resultados positivos em relação à desigualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com