TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Política - Marx

Por:   •  16/12/2016  •  Seminário  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Mariana Rezende - Turma A

A teoria do valor de Marx é muito diferente daquelas formuladas por Smith e Ricardo? Em que medida? por que?" Como se encaixam as concepções de Marx sobre o mercado e sobre o dinheiro? O que há de novo ali?

A grande ideia comum entre os três pensadores estudados Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx, é que para eles, para a mercadoria ter valor ela precisaria ser um produto do trabalho humano, determinada pela sua quantidade de trabalho que em média é necessária para sua produção. Marx difere-se dos outros autores quando através de sua perspectiva histórica tenta explicar a natureza do capital e as origens do lucro, explicando que a limitação do capitalismo se daria pela riqueza social e valores dos produtos serem medidos por seu tempo socialmente necessário para a produção de mercadorias. Para marx, o trabalho seria a origem do valor do produto, e também em sua obra o próprio trabalho, através da análise histórica dele, é visto como mercadoria. Ele diferencia o valor de uso do valor de troca. O valor de uso (que se assemelha ao de Smith) é considerado através da ideia de utilidade que a mercadoria tem para as pessoas ou como uma necessidade social. O valor de troca as quantidades de mercadorias que se trocam, medida por seu tempo de trabalho socialmente necessário. Aceita a ideia de Ricardo de que o trabalho incorporado a produção era o principal determinante dos valores de troca.

Para Marx, a sociedade que vive em um modo de produção capitalista se caracteriza por ser um “monstruoso acumulo de mercadorias”. Uma qualidade especifica do capitalismo era “o poder do capital de gerar lucros” para uma classe social especial, que seria dominante. Os “economistas burgueses” não questionavam os direitos de propriedades capitalistas e viam o capital como sendo comum a toda produção. Os fenômenos econômicos para esses economistas eram reduzidos a atos de troca e venda de mercadorias. Marx vai mais além e analisa o capitalismo através de suas relações de exploração das diferentes classes sociais (capitalistas e proletariados), explicando a obtenção de lucros (mais-valia) por parte dos capitalistas pela exploração da classe trabalhadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com