TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA POLÍTICA B PERGUNTAS - MARX

Ensaio: ECONOMIA POLÍTICA B PERGUNTAS - MARX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Ensaio  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 10

ECONOMIA POLÍTICA B

QUESTÕES – MARX

1) O que significa dizer que o Marxismo é uma concepção de mundo?

Para entender o que significa dizer que o Marxismo é uma concepção de mundo, antes precisamos entender o que é concepção de mundo. Concepção de mundo é o modo que as pessoas aceitam e veem o mundo. Existem três tipos principais de concepções de mundo, a primeira é do tipo Hierárquica, que consiste na ideia de que o mundo é resultado de um ser superior que estabelece como a sociedade deve funcionar, e que cabe a cada pessoa desempenhar um papel já pré-estabelecido na sociedade (Ex.: Casta - Índia). A segunda é do tipo Individualista, neste tipo de concepção cada ser humano é responsável pelos seus próprios atos, e cada individuo age de acordo com sua natureza, que é primordialmente egoísta, racional e livre. A sociedade, nesta concepção, nada mais é que a somatória de todos os indivíduos. (Adam Smith). E a terceira, é a concepção Marxista, que é uma critica a concepção hierárquica e individualista, pois não acredita que existe ser superior regendo uma ordem já pré-estabelecida. E antagoniza a ideia individualista dizendo que não existe natureza humana, que somos concebidos historicamente a partir das relações sociais que tivemos. Para Marx, o que existe não é uma sociedade, mas sim relações sociais, e ainda diz que o ser humano age de acordo com ideologias.

2) Explique a idéia de que o ser humano é um ser social.

Todo ser humano, ao nascer, já encontra um meio social já estabelecido (tradições, utensílios, organização do trabalho, etc), sofrendo assim uma influencia de condições que ele não criou, portanto, não fazem a historia dentro das condições que eles mesmos escolheram. Dizer que o ser humano é um ser social, por ainda não ter capacidade de viver isolado, é dizer que todo ser humano, dentro das possibilidades de seu meio social, interage e forma sua consciência de acordo com o que já era estabelecido antes mesmo de ele nascer. Por exemplo, um camponês possui ideias e consciência de camponês, e assim vai agir como um camponês. Ou seja, a consciência de cada ser humano é encadeada a seus relacionamentos e por eles é determinada.

3) “As relações fundamentais de toda sociedade são, portanto, as relações de produção.” Explique.

Para os Marxistas, existem relações que formam o alicerce de toda a sociedade. Os relacionamentos fundamentais para toda sociedade são seus relacionamentos com a natureza, não para que ele permaneça sendo um ser da natureza, mas, ao contrario, porque ele luta contra ela. No decorrer dessa luta, o ser humano tira da natureza o que necessita para manter sua existência e para superar uma vida simplesmente natural e faz isso através do trabalho, dos instrumentos de trabalho e da organização do trabalho.

4) Defina “forças produtivas”

O conceito de forças produtivas corresponde à combinação da força de trabalho humana com os meios de produção. Meio de produção que se revelam a partir da analise de três fatores ou elementos: as condições naturais, que são modificadas pelo ser humano através de um estudo geográfico que analisa o solo, os rios, e sua influencia sobre o povoamento. Em seguida, o estudo analisa as técnicas e os instrumentos, através do domínio da ciência, geralmente chamada de tecnologia. A descrição tecnológica da maquinaria implica uma divisão e organização do trabalho. Cada um desses elementos pode se aperfeiçoar e se desenvolver. Os recursos naturais podem ser cada vez mais explorados, novos recursos naturais podem ser descobertos, do mesmo modo, implementos se aperfeiçoam, resolvendo problemas apresentados pela técnica existente em uma época determinada. Assim, com o avanço tecnológico, novos utensílios surgem a fim de suprir uma necessidade apresentada. Tais avanços interferem nas relações sociais, muitas vezes até modificando a organização social do trabalho. São, portanto, forças produtivas, o modo em que todas as forças são usadas para dominar e transformar a natureza visando a produção de bens materiais. Vale resalvar que a principal força produtiva é a força do trabalho humano, o dispêndio de força intelectual e física de cada ser humano.

5) Defina “modo de produção”.

Define-se como modo de produção, o conjunto das forças produtivas e o conjunto de relações de produção. O desenvolvimento das forças produtivas em níveis mais elevados que proporcionou a divisão social do trabalho, proporcionou também o surgimento da propriedade privada. Os instrumentos e os meios de produção, ao se diferenciarem, caem em poder de grupos ou de indivíduos. A terra e o território, sendo meios de produção, seguem o mesmo destino. Além disso, a divisão do trabalho significa desigualdades de trabalho, existindo assim, trabalhos superiores e inferiores. As funções superiores permitem o monopólio dos meios de produção, se tornam hereditárias. Já os trabalhos inferiores, se encontram excluídos da propriedade. Os indivíduos ascendem as funções intelectuais, política e administrativa em razão da riqueza que dispõem, surgindo assim as classes sociais. A estrutura social assim é encarada a partir da organização da propriedade, das funções sociais e das classes sociais.

6) Explique o que é superestrutura e qual o seu papel

Para o materialismo de Marx, o elemento primordial da realidade social é o modo como os homens produzem suas condições de existência, ou seja, a base econômica da sociedade. A sociologia marxista gira em torno de dois conceitos. Infraestrutura: composta pelos meios de produção e trabalho. Superestrutura: compreende as esferas políticas, jurídicas e religiosa, ou seja as instituições responsáveis pela produção ideológica (formação das ideias e conceitos) da sociedade. A superestrutura é a expressão do modo de produção, isto é, dos relacionamentos com a propriedade.

7) Quais as condições fundamentais para que um bem possa ser considerado como mercadoria?

Para que um bem possa ser considerado uma mercadoria, ele tem que ter dispêndio de força humana para sua produção (valor), para atender a uma necessidade humana (valor de uso) e é feito para que seja feita uma troca (valor de troca)

8) O que é e o que determina o valor de uso de uma mercadoria?

O valor de uso de uma mercadoria é a sua utilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com