TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Política Internacional

Por:   •  17/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

Referências

[NOGUEIRA, João Ponte e MESSARI, Nizar. Teoria das Relações Internacionais: Correntes e Debates. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Cap. 4.]

Tema central do texto

As perspectivas oriundas do Marxismo e sua importante contribuição para a Economia Política Internacional.

Resumo

A visão de Marx em relação ao Capitalismo referente a produção de riqueza e consequentemente a concentração de capital a partir da exploração de uma classe proletária poderiam gerar um sentimento de revolta contra o sistema, aumento a luta de classes. A participação do Estado seria de manter sob controle esse sistema em funcionamento onde os trabalhadores venderiam sua força de trabalho e respeitassem as leis. Ele acreditava que haveria a luta de classes por ser vivenciado por todas as Nações, seria um problema internacional. Assim, ele a passa a apoiar a Associação Internacional de Trabalhadores com o intuito de formular estratégias políticas.

Os marxistas-dependentistas acreditavam que o sistema capitalista seria sempre composto por ricos e pobres, em que as Nações periféricas sempre dependeram das desenvolvidas. Por último, o estruturalismo de Marx baseado no sistema-mundo em que acredita na busca da acumulação de capital e que a movimentação dele faz com que o poder econômico varia de Estado para Estado devido a oscilação da distribuição de poder. Portanto, fazendo-se importante a competição internacional.

Citações

“A dominação de classe não é mais capaz de disfarçar-se sob um uniforme nacional; os governos nacionais são um contra o proletariado… a classe trabalhadora francesa é apenas a vanguarda do proletariado moderno.” (NOGUEIRA e MESSARI, 2005, pág.110).

“A competição não desapareceu, portanto, mas assumiu uma nova forma, na qual os protagonistas da luta de classes não eram mais classes no interior dos Estados, mas tornaram-se, elas mesmas, Estados.” (NOGUEIRA e MESSARI, 2005, pág.112).

“A característica mais importante do sistema mundial é que, ao funcionar como um todo integrado, extrai excedente econômico e transfere riqueza da periferia dependente para os centros imperiais.” (NOGUEIRA e MESSARI, 2005, pág.116).

Síntese Crítica

É fato que para o sistema capitalista continuar funcionando, será composto pelos dois lado um explorado e outro o que explora. Esse é o ponto que Marx defende que a sociedade deveria ser mais solidária, agindo, portanto, em prol de toda a comunidade não sendo existindo um sistema internacional, e sim, uma nação unida por acreditar em algo em comum, a raça humana.

Ideação

A obra de Nogueira e Messari em seu capítulo quatro, retrata o pensamento de Marx em relação ao capitalismo e sua forma de ver a política internacional, aborda o pensamento de Lenin e a tentativa da URSS e da China de aplicar seus conceitos em seus governos, ainda, retrata o marxismo-dependentista e o estruturalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com