TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edmund Burk

Ensaios: Edmund Burk. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ESTÁCIO DO PARÁ/ FAP

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO

“Edmund Burke: a estética conservadora da arte política”, de Fernando Lattman-Weltman, p. 185 – 205.

1. Como Burke compreendia os papeis dos representantes e dos partidos políticos?

Através da expressão, mandato universal, pronunciado por Burke, pode-se afirmar que ele acreditava que o representante eleito, não falava e atuava apenas em prol daqueles que o escolheram, mas sim de toda população, defendendo a autonomia parlamentar, isso fica evidenciado em um trecho de seu discurso aos seus eleitores em Bristol que dizia assim: “ elegeis um deputado, mas quando o haveis escolhido, ele não é o deputado por Bristol e sim um membro do parlamento”.

2. Qual o aspecto da Revolução Francesa mais desagradava a Burke?

Abstração da idéia, e a superficialidade do estado e na forma de pensar a “democracia”, no qual foram subsídios para que a revolução ocorresse, em virtude dos revolucionários terem bebido a água das fontes iluministas, no qual Burke era opositor declarado intelectualmente. Temia Burke, inclusive, que estes preceitos revolucionários cruzassem o canal, e conquistassem a simpatia de ingleses, em virtude da influencia que a frança se tornara aquele altura dos acontecimentos.

3. Como é possível, segundo o autor, avaliar o real valor de uma instituição política e social humana?

O real valor poderia ser avaliado mediante a apreciação de três aspectos, duração, manutenção, credibilidade, este ultimo diz respeito a aceitação por parte da população da instituição. O somatório desses três aspectos dá a dimensão desta instituição, tal qual sua eficácia, soberania, e sua utilidade. Sendo assim, esta instituição perpetuaria por gerações, atrelando-se a cultura, aos costumes, e acrescentando valor a si através do tempo.

4. Em que sentido se pode dizer que Burke reinterpretou a tradição contratualista ocidental?

Atraves do fundamento racional do estado, Burke afirma que aquela concepção clássica do contrato social, pode ser entendido de uma forma diferente, porém com o mesmo objetivo, ou seja, através da continuidade da instituição que vem de geração para geração, se atrelando a valores, costumes e tradições, a instituição demanda para si uma nova legitimidade, e consequentemente uma obediência de outro tipo. Modificando assim, a gênese do contrato, e a sociedade o respeitaria em virtude do hábito histórico,e a identidade, que consequentemente foi construída através das relações da sociedade ao longo do tempo.

5. Quais os principais pontos de divergência entre as concepções políticas do Iluminismo e do Conservadorismo burkeano?

As políticas iluministas traziam um condão de subjetividade e abstratividade, e tinham palavras chave, como democracia, liberdade de pensar. Burke era crítico desse caráter utópico e abstrato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com