TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Era Vargas

Casos: Era Vargas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

ERA VARGAS

A Era Vargas foi marcada por diversas mudanças, tanto no aspecto social quanto no econômico, isso ocorreu no período de 1930 a 1945, durante os 15 anos seguidos em que Getúlio Vargas participou do Governo.

Tudo começou durante o Governo Provisório, ocorrido entre 1930 e 1934, ao assumir o Governo, Getúlio Vargas criou novos ministérios, como: o Ministério do Trabalho, da Indústria, do Comércio, da Educação, da Saúde, além de nomear diversos interventores de Estado. Isso fez com que muitos estados perdessem sua autonomia para Getúlio Vargas.

Suas principais realizações foram: em 1931, foi estabelecido o horário de verão no Brasil; em 26 de dezembro, do mesmo ano, os correios e telégrafos; em janeiro de 1934, criou o código florestal, o que foi vigente até 1965; em julho, do mesmo ano, criou o IBGE - Instituto Nacional de Estatística; em março de 1932 criou a carteira de trabalho; no mesmo ano, criou uma jornada de trabalho de 8 horas diárias aos trabalhadores; porém, no mesmo ano, essa jornada de trabalho estendia aos trabalhadores de indústria; em 1940, criou-se o salário mínimo; em 1943, a consolidação das leis trabalhistas e os sindicatos passaram a ser controlados pelo ministério do trabalho.

As ações realizadas por Vargas tinha como objetivo de ganhar o apoio popular, e por este motivo, este modo de governar ficou conhecido como populismo. Vale lembrar que muitas dessas leis e benefícios se mantêm até hoje.

Com o fim da Constituição Brasileira, em 1931, despertou a indignação da oposição contra o governo getulista, incluindo a oligarquia cafeeira, a classe média paulista. Com esta ação, os estados perderam autonomia e mesmo sendo percebido como um erro por Getúlio Vargas, não houve tempo para correções, sendo que um interventor oligarca paulista já estava iniciando uma revolta armada para a criação de uma Nova Constituição.

Em 23 de maio de 1932, quatro jovens estudantes, foram assassinados, várias partes da sociedade paulista se revoltaram contra o evento, esse foi o motivo pela criação da Revolução Paulista, como desejado pelo Estado e pelos participantes. O Estado não conseguiu aliados para fazer com que a constituição se tornasse realidade, mas Getúlio Vargas venceu a Revolução Paulista, mesmo com diversas dificuldades de apoio e aliança.

Depois destes eventos outros de extrema importância ocorreram durante a Era Vargas:

- A criação do governo constitucionalista, entre 1934 e 1937;

- A revolta mineira de 1935, ocorrida entre 1935 e 1936;

- O plano Cohen e a derrubada do governo constitucionalista;

- A implantação do Estado Novo, entre 1937 e 1945.

Durante o Estado Novo, aconteceu a Segunda Guerra Mundial, o que influenciou o Governo e o país, Vargas foi contra a participação do Brasil. Em contrapartida, os Estados Unidos, proporcionou a Getúlio Vargas a liberação de um empréstimo de 20 milhões de dólares para a construção da Usina de Volta Redonda. No ano seguinte, os Estados Unidos entraram nos campos de batalha da Segunda Guerra e, com isso, pressionou politicamente para que o Brasil entrasse com suas tropas, ao seu lado.

Em 29 de outubro de 1945, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com