TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado Novo

Artigos Científicos: Estado Novo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2013  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

O Estado Novo foi o regime político brasileiro instaurado por Getúlio Vargas em 1937 que foi caracterizado pela centralização do poder, o nacionalismo exacerbado, o anticomunismo e o autoritarismo.

Antecedentes:

Havia uma grande expectativa dos brasileiros em relação às eleições de 1938, que seria disputada entre José Américo de Almeida e Armando de Sales Oliveira, ambos apoiadores da Revolução de 30.

O Governo de Getúlio Vargas, então, denuncia a existência de um suposto plano comunista para a tomada do poder e instituir o Comunismo como forma de governo no Brasil. Este plano ficou conhecido como Plano Cohen.

Em nome da ordem e da estabilidade, Getúlio permanece no Poder. Porém, não demorou muito para que a verdade viesse à tona. Tudo foi pensado antecipadamente por um Capitão de nome Olympio Mourão Filho, que era partidário do Integralismo, doutrina política de inspiração tradicionalista, ultra conservadora. Este capitão, posteriormente, daria o ponta pé inicial para o Golpe Militar de 64.

O Golpe:

Assim foi implantado no Brasil um Golpe de Estado, onde o Presidente com o apoio das Forças Armadas, invalidou todo o Congresso Nacional, as Assembléias Legislativas e as Câmaras Municipais, impondo ao povo Brasileiro uma nova Constituição que ficou conhecida como “Polaca” por ser baseada na Constituição Polonesa, que tinha influência Nazista.

O Estado Novo:

Passeata por Getúlio Vargas no Estado NovoO Golpe acabou tendo o consentimento e o apoio da população que foi massivamente influenciado pelas propagandas do governo Federal que eram contra o Comunismo. O objetivo era mostrar a população que essa “ameaça vermelha” poderia fazer muito mau a sociedade brasileira.

Em 1937 o governo implantou a censura aos meios de comunicação. Rádio, revistas, jornais, teatro, cinema e a música foram completamente censurados.

Em 1943 Getúlio criou a CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, a qual possibilitou os trabalhadores a terem vários direitos trabalhistas como: a criação da Justiça do Trabalho, a carteira de trabalho, instituição do salário mínimo, descanso semanal recompensado, jornada de trabalho de 8 horas e regulamentação do trabalho feminino e de menores de idades.

Outras medidas foram de grande importância neste Governo. Podemos citar o DIP, criado em 1939. O Departamento de Imprensa e Propaganda tinha como obrigação concentrar, organizar, encaminha e inspecionar a propaganda nacional, com a finalidade de mostrar a população só o que interessava ao governo.

Getúlio também estabeleceu o “estado de emergência”, que ampliava o poder do Presidente e permitia que o Estado entrasse à força na casa e prendessem aqueles indivíduos que supostamente seriam contra o regime do Estado. Tudo em prol de barrar a suposta ameaça Comunista do País.

Foi criado também um novo valor cambial, o Cruzeiro. Criou-se também a CSN, Companhia Siderúrgica Nacional, e a Vale do Rio Doce.

Na Segunda Guerra Mundial o País apoiou os Aliados – Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética – enviando para a Europa a Força Expedicionária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com