TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutural Educacional

Monografias: Estrutural Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Analisar o espaço escolar é um fator importante para que possa compreender sua relação com a aprendizagem. Uma escola sem uma estrutura física adequada pode criar num educando um quadro mental de abandono ou de desvalorização da educação pelo Estado e ate mesmo pela sociedade.

É de grande valia que a infraestrutura e o espaço físico de um ambiente escolar tenham sua devida relevância não só pelas suas dimensões geométricas , mas também pelas dimensões sociais.

Diante disso o sociólogo Vygotsk, “o seu humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas, é essencial ao seu desenvolvimento”, sendo assim, nada como um local estimulante e ao mesmo tempo um local desafiador para que o aluno possa desenvolver suas atividades, e acima de tudo, um local onde o educando posa desenvolver seu senso critico e para os educadores, o espaço educacional deve ser um local onde eles compreendam como seu aluno se apercebe da realidade e do cotidiano.

No Brasil embora a educação tenha avançado muito nas últimas décadas, diversos estudos demonstram que o efeito de melhorias na infraestrutura pode ser substancial e ainda as escolas que estão em condições precárias, que “mal consegue funcionar”. Com relativamente poucos recursos, podem-se tornar as salas de aula mais arejadas, iluminadas e protegidas contra ruídos e garantir às escolas o acesso a serviços básicos de água, esgoto e eletricidade, com impacto significativo no aprendizado, na saúde e no bem-estar dos alunos.

A infraestrutura gera impactos significativos sobre o aprendizado. Mas, diferentemente do que ocorre com a qualidade dos professores, não há uma relação linear entre os dois. Melhorias na infraestrutura para além de um patamar básico parecem não trazer grandes ganhos. Assim, é natural que o impacto desses recursos seja mais acentuado em escolas de instalações muito precárias.

A falta de energia elétrica, rede de esgoto ou abastecimento de água são questões que extrapolam a escola, são questões de infraestrutura básica de localidades. Esses problemas aparecem de forma mais significativa em áreas rurais (principalmente nas regiões Norte e Nordeste) e para que sejam resolvidos há de haver um investimento considerável nessas regiões.

Entretanto, os problemas dessas regiões e o nível de investimento que é necessário para resolvê-los não pode ser uma justificativa para que os educandos que freqüentam escolas nessas localidades tenham menos chance de obter um aprendizado adequado. Em locais que já não tem energia elétrica e que os pais possuem baixa escolaridade não poderia haver uma escola que não tivesse biblioteca, por exemplo. Uma alta qualificação dos professores também é ainda mais essencial nessas escolas.

Estudos estimam que alunos de instituições com infraestrutura adequada (1) aprendem mais do que os que estudam em escolas sem tais condições. No entanto, essas pesquisas não conseguem especificar o peso que cada componente (energia, saneamento, mobiliário etc.) tem nesse impacto.

O Censo Escolar da Educação Básica 2011 tem fornecido informações referentes às escolas e que é desenvolvido um estudo que tem a finalidade de entender como a infraestrutura de ensino, proporciona uma qualidade de aprendizagem aos alunos. Foram estabelecidos quatros categorias: Elementar, Básica, Adequada e Avançada.

Para a realização deste estudo, tivemos acesso a uma base de dados do INEP com 263.833 escolas, incluindo publicas e privadas, rurais e urbanas. Foram feitas filtragens nessa base, inicialmente por meo da variável Situação de Funcionamento.

Através desse texto foi analisado que muitas das escolas pesquisada muita dela só tinham o Básico como água, sanitário, cozinha, esgoto.

Essa infraestrutura acabada sendo de muita dificuldade pra o aluno ter um aprendizado, pois como q eu esse aluno vai comparecer para escola, mas nessa escola acabada faltando muito elemento importantíssimo para o bom funcionamento.

Segundo o autor ele menciona que “Chama a atenção, entre os resultados apresentados no QUADRO 5 , o fato de mais de 44% das escolas da educação Básica brasileira ainda apresentarem uma infraestrutura escolar elementar, apenas com água , sanitário , energia, esgoto e cozinha. Trata-se de aspectos sine qua non para o funcionamento de um prédio escolar, sem qualquer característica especifica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com