TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Europa e Ásia

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Nos últimos meses, milhares de refugiados e chegaram às fronteiras européias, fugindo de guerras, pobreza e violência, em sua maioria, oriundos de regiões do Oriente Médio e da África. Em 2014, o número de pessoas que chegou à Europa em busca de asilo  aumentou significativamente em relação aos anos anteriores. Mais de 700 mil pessoas pediram asilo na Europa no ano passado, um aumento de 47% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).( www.epoca.globo.com)

Com base no texto acima pesquise e responda as seguintes perguntas:

  1. A questão dos refugiados  não refere somente a capacidade da Europa em receber essas pessoas,há uma crise política, dificultando os pleitos de asilo. Explique sobre esta crise política e porque a mesma só  piora ainda  mais a situação de países como Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha, entre outros. (3,0 pontos)

Na Europa as autoridades estão tomando algumas atitudes em relação ao processo de concessão de asilos. Nas estratégias adotadas entrou em destaque a tentativa que os europeus tiveram em impedir a chegada dos refugiados ao território europeu.

Umas das atitudes para conseguir esse feito foi intensificar cada vez mais o combate às gangues de coiotes.  O governo italiano também reduziu suas operações de resgate no Mediterrâneo, uma vez que a lei marítima internacional obriga qualquer navio a prestar socorro a uma embarcação que pede socorro – caso dos precários botes e barcos lotados de refugiados que tentam chegar do norte da África e da Turquia.

Em agosto, com o aumento do fluxo, a Alemanha, principal receptora de pedidos de refúgio na região, estimou que deve registrar pelo menos 800 mil pedidos de asilo até o fim de 2015. Caos, falta de acomodações e desespero são agora parte da rotina em locais como a cidade francesa de Calais, na fronteira com o Reino Unido; em Lampedusa, na Itália; nas ilhas gregas de Kos e Lesbos e, mais recentemente, em Budapeste, na Hungria; onde imigrantes acampam nas proximidades da principal estação de trem da cidade, a espera do embarque rumo ao norte, em direção à Alemanha, aos países nórdicos e ao Reino Unido.( PEROSA, 2016)

        A Europa se destaca em alguns pontos, mas ela toda esta passando por dificuldades. O crescimento para tentar se recuperar esta sendo lento; o euro caiu para seu valor mais baixo. A Europa é a responsável por 25% do comércio global, com a crise com o euro a Europa entrou em uma grande crise a qual fez vários países ao seu redor se desestabilizarem e tendo a Europa um grande trafego de refugiados. Europa já entrou com novos planejamentos para reerguer a situação.

PEROSA TERESA, epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/09/s eis-  perguntas-para-entender-crise-humanitaria-de-refugiados-na-europa.html, acessado 03 de março de 2016;

Site: http://www.knowledgeatwharton.com.br/article/europa-em-2015-incerta-desigual-e-imprevisivel, acessado em 03 de março de 2016;

  1. Informe  quais são os países que possuem a grande maioria de refugiados  e o que ocorre nestes países que levam as pessoas arriscarem suas próprias vidas para  ir embora. (2,0 pontos)

Os refugiados ficam com tanto medo de permanecer em seu país por causa de guerras ou conflitos internos, pobreza e da violência que são obrigados a fugir por um tempo. Não podemos confundir refugiados de imigrantes, os refugiados saem de seus países por medo sem ter escolha de onde se instalar e ter uma vida normal, já os imigrantes fazem a escolha de adentrarem em outros países de maneira proibida para tentar uma vida enriquecedora.

O Brasil é um dos países que já receberam italianos, espanhóis, japoneses e alemães refugiados de seus países e fizeram suas vidas no Brasil. Atualmente, existem no Brasil 8400 refugiados. Apesar de parecer muita gente, esse ainda é um número pequeno se comparado a outros países. A maioria dos refugiados que, hoje, vivem no Brasil vêm da Síria, da Colômbia, de Angola e da República Democrática do Congo.

Países como Brasil formaram ONGS para conseguir ajudar essas pessoas que estão adentrando no país, mas tudo isto muda muito na economia interna do país.

Site: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/09/refugiados-entenda-por-que-muitas-pessoas-estao-fugindo-de-seus-paises, acessado 03 de março de 2016;

3)Um dos principais órgãos globais a atuar com a questão dos refugiados é     Alto   Comissariado para Refugiados das Nações Unidas (Acnur), informe quais são os objetivos do mesmo e o que está sendo feito atualmente para está questão dos refugiados na Europa. (3,0 pontos)

As Nações Unidas atribuíram ao ACNUR o mandato de conduzir e coordenar ações internacionais para proteção dos refugiados e a busca por soluções duradouras para seus problemas.

A principal missão do ACNUR é assegurar os direitos e o bem-estar dos refugiados. Nos esforços para cumprir seu objetivo, o ACNUR empenha-se em garantir que qualquer pessoa possa exercer o direito de buscar e gozar de refúgio seguro em outro país e, caso assim deseje, regressar ao seu país de origem.

Ao prestar assistência aos refugiados no regresso ao seu país de origem ou na sua instalação em um outro país, o ACNUR também trabalha na busca por soluções duradouras para os problemas dessas pessoas. (http://www.acnur.org/t3/portugues/informacao-geral/a-missao-do-acnur/)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (344.7 Kb)   docx (811.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com