TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falta De Emprego

Trabalho Escolar: Falta De Emprego. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

 Rádio

Foi no Brasil, dezesseis anos depois da primeira transmissão radiofônica (1906), o público brasileiro teve sua primeira transmissão de rádio oficial. O público ouviu o pronunciamento do Presidente da República, Epitácio Pessoa, a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, transmitida diretamente do Teatro Municipal. No ano seguinte foi inaugurada a primeira emissora de rádio, a “Rádio Sociedade”, por Roquette Pinto.

Só na década de 30 que o rádio no Brasil chegou ao seu auge como veículo de comunicação em massa, passando informações e mudanças pelas quais o país passava.

As industrias elétrica e fonográfica uniram-se e promoveram um impulso no crescimento do rádio. Foi também o início da Era de Ouro do Rádio no Brasil.

Como o rádio tinha um custo relativamente alto, Getúlio Vargas atual presidente da época, isentou ouvintes de taxas para que os aparelhos fossem instalados em suas casas e permitiu a veiculação de anúncios comerciais que tornaram as bases econômicas mais sólidas para a sobrevivência das rádios e promoveram o avanço do setor.

A partir de 1940, o rádio era usado como meio de entretenimento. Donas de casa, enquanto faziam o trabalho doméstico, ouviam novelas e as músicas de Cauby Peixoto.

Apesar de ter garantido por várias décadas papel de destaque na sociedade brasileira, em fins da década de 1950, com a concorrência da televisão, o rádio começou a perder prestígio, uma vez que a recente novidade reunia não apenas som, mas também imagem.

 Conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com