TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento sobre Karl Marx

Por:   •  10/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento: ‘’Um toque de clássicos’’ - Karl Marx

Maria Paula Pinheiro

Prof.: Joana Vargas - Sociologia para RI

UFRJ - 10/05/2018

O capítulo sobre Karl Marx do livro ‘’Um toque de clássicos’’ apresenta-se com a intenção de mostrar e explicar ao leitor os fundamentos e conceitos do teórico Karl Marx, devido sua complexidade e diferentes interpretações.

Primeiramente são tratados os conceitos de Dialética e Materialismo,  das teorias de Marx e Engels. As autoras apresentam, que esses dois termos são vistos e analisados pelos teóricos a partir de uma perspectiva histórica, negando assim o idealismo hegeliano e o materialismo neo-hegeliano. Sendo assim, o materialismo histórico e dialético é um método de análise do desenvolvimento humano, que estuda das mudanças que ocorrem na natureza, no homem e na sociedade no decorrer da história, levando em consideração que o homem se desenvolve à medida que age e transforma a natureza e neste processo também se modifica.

Para Marx, o homem produz para satisfazer suas necessidades e, para isso, necessita se organizar socialmente, criando assim as relações sociais.O ato de produzir gera também novas necessidades, que deixam de ser simples exigências naturais ou físicas, mas produtos da existência social. Além disso, os resultados do trabalho (ou seja, da ação produtiva) e da experiência humana são acumulados e transmitidos por meio da cultura, consolidando assim um processo de produção e reprodução da vida.

Segundo Marx, a estrutura de uma sociedade depende do estado de desenvolvimento de suas forças produtivas e das relações sociais de produção que lhes são correspondentes. Desse modo as primeiras tratam das relações homem/natureza (a maneira como os homens produzem os bens, através da natureza, para satisfação de  suas necessidades) e as segundas tratam das relações entre os homens no processo produtivo; e ambas estão interligadas e provocam alterações umas nas outras.

A estrutura de uma sociedade é composta pelo conjunto das forças produtivas e das relações sociais de produção. E é  sobre essa estrutura social que são construídas as instituições políticas e sociais. Entretanto, durante a produção da vida os homens geram também outra espécie de produtos que não têm forma material: as ideologias políticas, concepções religiosas, códigos morais e estéticos, etc…. e que juntos formam a superestrutura de uma sociedade. Desse modo, Marx sintetiza que ‘’Não é a consciência que determina a vida, mas sim a vida que determina a consciência’’, uma vez que é a base material e econômica de uma sociedade (ou seja, o seu modo de produção) que determina as formas politicas, juridicas e de consciência da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com