TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fomentar uma compreeensão do realismo norte-americano no século XXI

Por:   •  20/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório sobre o artigo: “Why John J. Mearsheimer Is Right (About Some Things)” - KAPLAN, Robert D.

Objeto Justificar as práticas do realismo ofensivo de Mersheimer através de exemplos do passado e do presente. Kaplan volta a dar importância a teoria de Mersheimer, depois dele ter sido acusado de “anti-semita” após a publicação de um livro sobre a identidade judaica. Kaplan argumenta que não podemos nos distrair com isso, devido a importância que a teoria de Mersheimer tem para os EUA se preparem para um possível ascensão chinesa.

Justificativa

Fomentar uma compreeensão do realismo norte-americano no século XXI

The tragedy of Great Power Politics repousa sobre uma visão fundamental que todas as super potencias buscarão projetar seu poder ao máximo possível. As grandes potências estão sempre na ofensiva, sempre em modo de expansão, porque nunca pode-se saber o quanto de capacidade militar ou posicionamento geográfico que vai precisar para a sobrevivência. Daí a história do mundo não é uma crônica de paz em curso interrompido por guerras ocasionais, é sim uma crônica de luta perpétua que pode ser estabilizado somente quando um equilíbrio de poder é mantido.

Não é de surpreender que Mearsheimer abriga um nível considerável de desprezo pelo liberalismo, que encolhe a partir das realidades brutais de relações de poder e insere moralidade na política externa. Ele cita o estudioso britânico Carr, que escreveu em 1939 O que quer que as questões morais podem estar envolvidas, não é uma questão de poder, que não pode ser expressa em termos de moralidade.

O que isto significa em termos práticos, é que os Estados Unidos podem ter desfraldado exortações morais durante os anos 1990 intervenções dos Balcãs, mas na realidade é perseguido essas políticas só porque a Sérvia era fraca e não tinha aliados que poderiam criar problemas para a América. Ou tomar as ações dos EUA este ano, para derrubar o governo de Kadafi na Líbia, empreendida contra um regime infeliz que não poderia lutar de forma eficaz ou colocar desafios diplomáticos ou geopolíticos. Enquanto isso, os Estados Unidos observa como o regime sírio mais feroz brutaliza seus cidadãos e os militares da Arábia ajuda Bahrain reprimir manifestações de rua em que pequena, mas estratégica terra. Como Kaplan explica: "Unidos ocupam os direitos humanos só se isso não contradiz a busca do poder."

O que contradiz a busca do poder, de acordo com essa tese, está a violar o poder. É por isso que o equilíbrio de poder é tão crucial para a estabilidade. De fato, como Kaplan escreve, intervencionismo liberal e neoconservadorismo são "mais provável do que o realismo ofensivo para levar ao derramamento de sangue americano." Realismo procura evitar a guerra através da manutenção de um equilíbrio de poder.

Este foco no equilíbrio de poder produz uma série de sub-conceitos complementares. Eles incluem "buck-passing " e "equilíbrio offshore". Buck-pass se refere à tendência , e sabedoria , de poderes para obter outros poderes para fazer o balanceamento . Antes da Segunda Guerra Mundial, a Grã-Bretanha, França e União Soviética tentaram de tudo para deter a crescente Alemanha nazista. Em última análise, a Grã-Bretanha e na América seguraram enquanto podiam para massacrar a URSS durante a guerra, esta política ajudou o Ocidente mais tarde na Guerra Fria contra um agressivo, mas enfraquecido União Soviética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com