TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é mito? Discorra sobre o excepcionalismo e a religião nos EUA e relacione a questão da construção imagética criada pelos norte-americanos diante do mundo.

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

O que é mito? Discorra sobre o excepcionalismo e a religião nos EUA e relacione a questão da construção imagética criada pelos norte-americanos diante do mundo.

Mito são narrativas que começaram com os gregos antigos para explicar fenômenos da natureza e fatos da realidade que deram origem ao mundo e ao homem e de coisas que eles não conseguiam explicar, tais como as dúvidas relacionadas à existência dos mesmos. Os mitos utilizavam bastantes simbologias e deuses e heróis e todos eles são misturados.

Um dos objetivos do mito era passar conhecimento e explicar coisas que a ciência não tinha como explicar e eram expostas, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações. Um mito também pode ter a função de manifestar alguma coisa de forma forte ou de explicar os temas desconhecidos e tornar o mundo conhecido ao Homem.

Mito nem sempre é utilizado na simbologia correta, porque também são usadas em referência as crenças comuns que não tem fundamento objetivo ou científico. Porem, acontecimentos históricos podem se transformar em mitos, se tiver uma simbologia muito importante para uma determinada cultura. Os mitos têm caráter simbólico ou explicativo, são relacionados com alguma data ou uma religião, procuram explicar a origem do homem por meio de personagens sobrenaturais, explicando a realidade através de suas historias sagradas. Um mito não é um conto de fadas ou uma lenda.

Discorra sobre o excepcionalismo e a religião nos EUA e relacione a questão da construção imagética criada pelos norte-americanos diante do mundo.

O excepcionalismo norte apesar do termo não implicar necessariamente a ideia de "superioridade", muitos neoconservadores e os conservadores tradicionalistas promoveram o termo com este significado.

A religião predominante nos EUA é o cristianismo cerca de 78,4% da população é cristã. Tradicionalmente a maioria dos americanos é protestante, mas pela primeira vez em 2011 o grupo atingiu porcentagem menor que metade da população. Ainda assim os americanos continuam sendo de maioria protestante somando 48% ou ainda na maioria crentes 51% somando afiliações mórmons. O cristianismo foi introduzido durante o período da Colonização europeia. O cristianismo é uma das religiões que mais cresce nos EUA. Isto se deve, entre outros fatores, pelo elevado número de imigrantes latino-americanos e filipinos que o país recebe a cada ano. A região com a maior concentração de católicos é o Nordeste, que apesar de ter sido colonizada por puritanos, recebeu grande número de imigrantes católicos europeus (principalmente alemães, irlandeses e italianos) a partir da segunda metade do século XIX. O Norte, área de forte influência da Igreja Batista, por outro lado, é a região com a menor porcentagem de católicos.

A Construção imagética criada pelos norte- americanos é de que são “superiores” de que o país é o melhor do mundo em todos os aspectos, o patriotismo dos americanos é algo muito bonito de se ver, as pessoas dão a vida pela país de forma espontânea, tanto que um dos apelidos do país é a terra das oportunidades.

Eles passam tão veementes esta ideia de que o país é um paraíso nos quesitos, educação, segurança, qualidade de vida e muitos outros que as pessoas acabam comprando esta ideia e eles se tornam isso, pois as demais nações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com