TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ADMINISTRATIVA

Ensaios: GESTÃO ADMINISTRATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.845 Palavras (12 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Sobre o Caso de Ensino de Marketing Social onde uma parceria entre a Administração Pública e uma empresa de comunicação tentará neste trabalho colaborar a empresa VIT a formular a melhor criação de programa social relacionado ao Governo junto com o DETRAN/RS, buscando conscientização e diminuição de acidentes de trânsito, ressaltando a utilização do marketing como fonte de promotoria de programas sociais, este como Serviço de Utilidade Pública.

Como um executivo ou assistente de marketing podemos imaginar, opinar e criar várias formas e programas de benefício social, tal qual favoreça não somente a população como um todo, mas especificamente a população jovem, sem deixar de visar os objetivos e necessidades governamentais, elevando a necessidade de cuidados e aprendizagem com determinados assuntos.

O Marketing social costuma ser praticadas por governos, agências de financiamento e organizações da sociedade civil bem mais do que por empresas, já que pretende conhecimento mais do que lucratividade, sendo assim, seu objetivo é conscientizar ou sensibilizar as pessoas a respeito de um tema de natureza social, ou buscar uma mudança de comportamento social.

Para que ações sejam realizadas pela Administração Pública, há um procedimento a ser respeitado, esse que em determinados momentos pode apresentar problemas e impedimentos à realização de campanhas. Nem sempre é possível manter parcerias feitas com empresas pela Administração Pública, pois elas também necessitam de resultados, então a melhor forma e mostrar como é possível demonstrar a satisfação e resultado sobre a parceria entre as partes.

2. DESENVOLVIMENTO

A empresa VIT, na pessoa de seu Diretor Executivo, o diretor Vitor Faccioni, tem a difícil tarefa de desenvolver boas ideias e construir um programa social para seu cliente DETRAN/RS, provando que vale a pena trabalhar na desenvoltura deste com a emissora MTV, para divulgação e contribuição social, com o intuito de evitar os vários problemas e acidentes de trânsito já que o Grupo VIT é o representante da MTV no Rio Grande do Sul.

A empresa VIT já teve firmadas parcerias anteriores com o DETRAN/RS, em prol de Serviços de Utilidade Pública, a qual busca também agora, e no dado momento inclusive rendeu alguns prémios pela boa e consequente divulgação e veiculação na mídia, havendo já naquele momento a parceria com a MTV. Em outro momento houve ainda outra campanha, a qual não teve a repercussão esperada, rendendo pouca atratividade ao assunto.

O Serviço de Utilidade Pública (SUP), instintivamente afeta diretamente a convivência diária da população, com a função de informar, e prevenir de forma a contribuir com a vida populacional transmitindo a população a mensagem e finalidade do Governo, seja Federal, Estadual ou Municipal.

Para este projeto solicitado, é necessário determinar as melhores formas de mensurar uma campanha pública de marketing ligado a uma causa social, sendo esta causa social, a qual visa impacto popular, principalmente aos jovens locais.

O marketing é uma importante ferramenta de uso para projetos e divulgação, e assim elevar a importância, serviços e produtos além de relacionar-se perfeitamente bem com serviços de utilidade pública, mas além de tudo, marketing inverte a maneira usual de pensarmos os negócios e organizações em geral. É um conjunto de atividades que visa satisfazer as necessidades e desejos do consumidor, através de processos de troca, com a finalidade de lucro, visto que administração pública tem seus gastos e orçamentos coordenados e controlados por outro órgão dentro da administração pública. Para aprovação de renda definida em programas sociais, o Poder Legislativo está diretamente ligado a essa aprovação ou mesmo cortes de orçamento, já que é ele quem define os custos, gastos, e verbas neste sentido.

O corte de orçamento feito pelo Poder Legislativo, no caso em tela, obrigou as campanhas a obter determinados níveis de qualidade, atreladas aos custos baixos de produção e veiculação, sendo a parceria com a empresa MTV o objeto adequado a necessidade do órgão público, preenchendo os requisitos solicitados aos cortes de gastos. Assim como o tempo escasso do cliente para discussões sobre o projeto, levou a equipe da MTV a ser proativa e tomar decisões rápidas e definidoras ao projeto, lembrando-se do bom trabalho com a empresa VIT.

Mas para um bom desenvolvimento de Marketing é necessário ideias, conceitos diversos e opiniões diferentes, para que assim seja formado o conteúdo correto a utilização e alcance dos benefícios sendo conforme a concentração dessas ideias.

Como sugestão e encaminhamentos a este programa de marketing, de forma que atinja o público jovem, e também objetivo e expectativa do Governo tem que possa ser veiculadas pequenos depoimentos em rádios, televisão, jornais e demais veículos de mídia local, relatos de familiares e amigos de jovens que foram vítimas de acidentes de trânsito.

Fazer um Plano de Comunicação é muito importante, e assim alcançar o público alvo usando canais de comunicação de marketing como publicidade, relações públicas, experiências ou correio direto. Ele preocupa-se com a decisão de quem é o alvo, quando com qual mensagem e como, desta forma transmitir a mensagem contra acidentes de transito, maiores cuidados, e observância as leis de Trânsito.

O plano de comunicação serve como um guia para a comunicação e para os esforços de patrocínio durante a duração do projeto. É um documento ativo e é atualizado periodicamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com