TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GESTOR ESCOLAR NA SUA PRATICA PROFISSIONAL

Artigos Científicos: O GESTOR ESCOLAR NA SUA PRATICA PROFISSIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  1.164 Visualizações

Página 1 de 2

O papel do gestor escolar não se limita a cumprir e fazer cumprir as leis e regulamentos dos trabalhos e transmitir a seus subordinados a estratégia a ser adotada no desenvolvimento das atividades escolares.

Ele deve ser democrático opinar e propor medidas que visem o aprimoramento no processo de aprendizagem, o sucesso da sua instituição e ser um líder administrativo e pedagógico, visando à valorização e o desenvolvimento de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.

O gestor deve ter consciência de que sua equipe não se limita a alunos, professores e demais funcionários internos da escola, pois ela é composta pelos pais dos alunos e por toda a comunidade e deve ser mobilizada para que conjuntamente promovam o objetivo central que é a aprendizagem dos alunos.

A estrutura organizacional da escola envolve a direção, funcionários administrativos, pedagógico e corpo docente.

O projeto político pedagógico é a chave da gestão e propostas junto à comunidade escolar visando ressignificar a prática de atuação. O gestor deve organizar reuniões para que participem sugerindo melhorias quanto à socialização e construção do conhecimento onde este é o centro da atividade pedagógica.

O trabalho pedagógico envolve planejamento através do projeto político-pedagógico, visando identificar e analisar questões e necessidades da escolar e comunidade, visando transformar a prática.

O gestor educacional precisa ter comprometimento quanto a construção de uma gestão democrática tendo como foco o sucesso da aprendizagem visando desenvolver competências, estimular a autonomia dos funcionários, fortalecendo o processo de democratização e autonomia nas escolas, desenvolvendo a participação de todos nesse processo.

O diretor tem a função de liderar e coordenar todas as ações realizadas e a serem realizadas e deve ser capaz de garantir seu sucesso.

O estágio em gestão educacional deve seguir etapas de organização e gestão escolar como: planejamento, organização, coordenação e avaliação.

O gestor é um líder e deve despertar o potencial de cada membro da instituição de ensino, transformar a escola em um ambiente de trabalho continuo onde todos ajudam, participam e aprendem a todo momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com