TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Democratica

Artigo: Gestão Democratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 3

A gestão democrática tem se tornado tema frequente de debates e reflexões na área educacional, pois se trata de um novo modo de administrar, é uma nova realidade. Traduz-se pelo diálogo e pelo envolvimento coletivo.

Pensando em um modelo de escola democrática, gestores e docentes devem proporcionar um espaço de interação de saberes e delegação de poder em prol da aprendizagem significativa do aluno. Pensar o trabalho coletivamente significa construir mediações capazes de garantir que os obstáculos não se constituam em imobilismo, que as diferenças não sejam impeditivas da ação educativa coerente, responsável e transformadora.

Há pessoas trabalhando na escola, especialmente em postos de direção, que se dizem democratas apenas porque são “liberais” com alunos, professores, funcionários ou pais, porque lhes “dão abertura” ou “permitem” que tomem parte desta ou daquela decisão. Mas o que esse discurso parece não conseguir encobrir totalmente é que, se a participação depende de alguém que dá abertura ou permite sua manifestação, então a prática em que tem lugar essa participação não pode ser considerada democrática, pois democracia não se concede, se realiza: não pode existir “ditador democrático”. (PARO, 2001, pp. 18-19)

Mudando isso podemos contribuir para o rompimento do autoritarismo que ainda permanece no interior das escolas e proporcionar uma reflexão quanto ao papel do gestor na busca de uma escola pública de qualidade.

Considerando a gestão democrática segue o ato que representa muito bem esse avanço: Eleição para Diretor, o processo é aberto, e pode participar todos que fazem parte da Escola Pública; pais, alunos, professores e funcionários, fazendo a escolha do candidato mais apto a contribuir para o sucesso da escola e, consequentemente, a permanência do aluno e da comunidade na qual estão inseridos.

Existem muitas maneiras de assumir a Gestão de uma escola podendo ser por meio de concurso; a escolha do diretor é feita através de uma prova escrita e de uma prova de títulos. Carreira; o gestor assume seu cargo naturalmente, já que é através do seu plano de carreira e das especializações que faz na área de administração e gestão que se torna diretor. Essa forma de provimento do cargo caracteriza o diretor apenas por suas habilidades técnicas, não levando em consideração a parte política que é fundamental para um gestor educacional. Eleição; é através desse processo, que a vontade da comunidade escolar vai prevalecer, pois é uma escolha feita através do voto direto, representativo. Essa é a maneira que mais favorece o debate democrático na escola, o compromisso e a sensibilidade política por parte do diretor, além de permitir a cobrança e a responsabilidade de toda a comunidade escolar que participou do processo de escolha. De acordo com o MEC (2005), tem sido a modalidade mais democrática já que o processo começa desde a eleição dos representantes do colégio eleitoral até a operacionalização. Esquema misto; O diretor é escolhido por diferentes formas, seja mesclando provas de conhecimento com a capacidade de liderança e administração, seja através das decisões tomadas pelos conselhos da escola. Nesse processo misto a comunidade tem sua parcela de participação, possibilitando assim um maior vínculo do diretor com a escola. Nomeação; o gestor é escolhido pelo Poder Executivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com