TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Getúlio Vargas

Resenha: Getúlio Vargas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Resenha  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

Inicialmente, o “Getulismo”, além do período no qual Getúlio Vargas governou o Brasil, é conceituado como o conjunto de ideais e ações de governo, características e forma de governar impressas por Vargas. O “Getulismo” também se refere às prioridades, inovações e instrumentos administrativos desenvolvidos pela gestão dos governos de Getúlio Vargas.

O estilo de governo getulista surge na Era Vargas e, sobretudo, se coloca como um estilo de governar de maneira centralizadora e populista. O “Getulismo” no contexto pragmático e autoritário visou combater os movimento sociais, as reivindicações populares, mas, ao mesmo tempo, buscou beneficiar o trabalhador fixando a jornada de trabalho, o trabalho da mulher e o funcionalismo público.

Promoveu a indústria de base, a proteção à produção rural, ao trabalhador urbano e as forças armadas. O “Getulismo” repreendeu os direitos civis e as ações comunistas e criou uma ideológica aproximação com a Alemanha Nazista, que logo seria derrubada após os ataques às embarcações brasileiras em 1942, incentivando o Brasil a declarar guerra aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

O “Getulismo” também refere-se à “animalidade política” de Vargas, num conceito de cultura política instaurada e mantida por ele a punhos fortes. Acredita-se que essa cultura de governar ampliou as estruturas do país, mesmo em situações de crise como a aliança firmada com os EUA contra os países do Eixo, possibilitando a construção da indústria siderúrgica nacional.

As ações getulistas permitiram ao Brasil da época, crescer a altas taxas de crescimento ao ano, a manter um salário mínimo com poder de compra favorável crescimento urbano. Acredita-se que o “Getulismo” influenciaria a maneira de governar de presidentes posteriores, sendo uma referência de sucesso ou força governamental até os dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com