TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero e Politica no Pensamento de Maquiavel

Por:   •  7/11/2018  •  Ensaio  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

Gênero e politica no pensamento de Maquiavel

A teórica politica Hanna Pitkin faz uma analise mais ampla sobre a questão do gênero nos estudos escritos por Maquiavel e discute as representações do feminino em seus textos e os efeitos políticos dessas imagens. A dualidade entre masculino e feminino é importante para compreender o Estado e a relações de poder em Maquiavel;

Não é possível analisar o que as mulheres pensavam de si próprias:  tudo o que nos foi transmito pelas fontes são modelos ideias e regras de comportamento que nem sempre são positivas.

As mulheres praticamente não aparecem nas obras politicas e são quase totalmente confinadas ao teatro e a poesia de Maquiavel. Nesse período predominavam valores éticos cristãos e os ideais da guerra e a mulher tinha seu papel definido e baseado em estereótipos que reforçavam sua presença restrita ao espaço domestico e as tarefas do lar.  

2) O autor faz várias declarações explicitas sobre o seu desprezo as mulheres – especialmente em o “O Príncipe” – pois consideram fracas, medrosas, dependentes, ingênuas e facilmente manipuláveis.

  • Demonstra certa ansiedade em parecer o suficientemente masculino; há preocupação com o que realmente significa ser homem.

Maquiavel afirma que os homens e os Estados devem a todo custo evitar a se parecer com as mulheres e em seu vocabulário de insultos nada é mais poderoso que “afeminado

  • Seu pensamento de certa forma reflete o senso comum da sociedade patriarcal do renascimento.

Em um contexto militar, as mulheres são como as crianças e os idosos, “pessoas inúteis”

Por outro lado, Maquiavel também afirma que as mulheres possuem poderes misterioso e perigoso, constituindo uma ameaça aos homens tanto no plano pessoal quanto na politica.

Advertências de Maquiavel em relação as mulheres:

No capitulo “Como cai um Estado por causa das mulheres” do Livro Discursos ilustra mulheres jovens que sem nada fazer de concreto motivam homens a causar  problemas políticos.

 

“As mulheres já produziram muita destruição, grandes prejuízos já causaram aos que governam as cidades e ocasionaram muitas divisões entre eles [...] Digo então, que os príncipes absolutos e governadores de republica devem levar muito em conta essa questão”.

Os romanos proibiam as mulheres nos acampamentos de seu exercito.

  • Maquiavel valoriza a castidade nos lideres políticos e heróis – não por admirar a castidade como virtude Cristã, mas por seu significado politico, pois para ele o amor esta relacionado a dominação e a posse e pode transformar um mulherengo em um homem fraco e pouco viril que se distrai de “preocupações superiores).

Nesse sentido ele recomenda uma alternativa aceitável para a castidade heroica que é sexualidade emocionalmente distanciada que mantenha a paixão dentro dos limites e impeça que qualquer tipo de fraqueza infecciosa seja transmita ao homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com