TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A visão politica de Maquiavel

Por:   •  13/4/2019  •  Monografia  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

A visão politica de Maquiavel.

Nicolau Maquiavel (1469-1527) natural da cidade de Florença foi um grande pensador filosofo que dedicou sua vida a politica, consagrado como fundador da politica moderna e como o primeiro que apresentou uma filosofia realista sem utopias voltada para a realidade do mundo em pleno contexto renascentista demostrou ser realmente um ícone muito além de seu tempo.

O contexto histórico na qual viveu foi um período conturbado de intensa mudança de governo seu pais se encontrava em meio a desordem politica pois não era de fato um pais centralizado mas uma região composta por varias cidades estados independentes  uma Itália fragmentada onde disputas de poder, golpes e jogos políticos eram comuns. Trabalhou na segunda chancelaria como um diplomata e homem de estado realizando viagens e fazendo analises das mais variadas formas de governo e seus mecanismos, até que em um dado momento o governo sofresse um golpe sendo ele deposto de seu cargo politico e preso.

Devido suas constantes viagens e experiências adquiridas, na prisão ele desenvolve sua obra O príncipe , baseada na sua vivencia e nas observações dos mais variados mecanismos de poder e maneira de governar dos homens o próprio Maquiavel demostra como um príncipe deve agir sendo sagaz, como se comportar e quais atitudes deve tomar para ser um bom principado ou melhor um governante. dedicada ao príncipe Lorenço de Medici governante local Maquiavel demostra seu valor esperando retornar a seu cargo porem nunca voltou de fato.

Sua obra se tornou meio que um manual para as gerações que se sucederam demostrando como se governar com sagacidade e perspicácia. Sendo criticado por muitos e até comparado ao próprio satã Maquiavel não era a favor de uma politica voltada para interesses pessoais, mas por uma politica que estabelecesse a ordem em prol do bem da coletividade mesmo que esta seja rígida em alguns casos. Maquiavel queria que o governo desse um basta nesta verdadeira bagunça na qual se encontrava  o pais em seu contexto histórico.

Segundo a sua obra o príncipe Maquiavel via a politica não como advinda do exterior como dada e estabelecida pelo divino, natureza ou razão mas como uma atividade puramente humana. Segundo ele o que move a politica é a luta pela conquista e manutenção do poder visivelmente exposta em sua obra.  Infelizmente o pensador veio a falecer antes que  sua obra fosse  publicada cinco anos mais tarde em 1532.

Visto por muitos como simpatizante do mal Maquiavel não era maquiavélico, mas um homem preocupado com o bem estar de sua nação, em busca de um governo que estabelecesse a ordem. Todas as suas afirmações pautadas no que o mundo é de fato e não de como deveria ser mostra o quanto atual é seus conceitos e como de fato se dá a disputa pelo poder. Politica e religião são duas vertentes totalmente distintas pois um bom governante para ser excelente na politica não deve seguir conceitos morais cristãs pois certamente cairá na ruina, porem deve ser astuto, e sempre focar no bem da coletividade tomando medidas severas quando lhe for necessária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com