TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História: Metro-DF

Seminário: História: Metro-DF. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Seminário  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Histórico: Metrô- DF

Missão: Proporcionar soluções em transporte público urbano sobre trilhos, com responsabilidade social e ambiental, ontribuindo para a mobilidade urbana.

Visão: Ser uma empresa de referência nacional em transporte público urbano sobre trilhos, admirada e respeitada pela sociedade e pelos empregados.

O Metrô – DF iniciou sua história em janeiro do ano de 1991, com o desenvolvimento dos primeiros estudos sobre o impacto ambiental da obra e a formação de um Grupo Executivo de Trabalho. Em maio do mesmo ano, foi formada a Coordenadoria Especial, compostas por técnicos de vários setores do Governo do Distrito Federal, com o propósito de administrar a construção do metrô de Brasília.

No mês de agosto, foi apresentado o edital de concorrência que, em seguida, identificou o Consórcio Brasmetrô para que fornecesse bens e serviços fundamentais à implantação do projeto. A formação do Consórcio era constituída na época, pelas construtoras Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Norberto Odebrecht e Serveng Civilsan, e também pelas abastecedoras de equipamentos elétricos Inepar e CMW, e a empresa TCBR, criadora do projeto.

Em janeiro de 1992 as obras começaram, em dezembro de 1993, foi formada a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, tendo como missão a operação do novo meio de transporte. Em outubro de 1994, as tarefas foram interrompidas, e em maio de 1996 foram continuadas.

No começo do ano 1997, teve início o Programa de Viagens Experimentais, que teve como finalidade, exibir um sistema inovador de transporte aos cidadãos de Brasília. Neste mesmo ano, em julho, a Companhia do Metropolitano solicita os primeiros concursados, sendo a maior parte enviada para treinamento no Metrô de São Paulo.

De agosto de 1998 até agosto de 1999, o METRÔ-DF trabalhou em um regime operacional experimental, com objetivo de aperfeiçoar o conhecimento prático dos executores do sistema. Em 2001, iniciou-se a operação definitiva, com a inauguração do trecho que faz ligação entre Samambaia a Taguatinga, Águas Claras, Guará e Plano Piloto.

Em 2006, foi iniciada a operação branca na ligação do trecho de Taguatinga a Ceilândia Sul, passando pela estação Centro Metropolitano. Em 2007, este trecho começou operar comercialmente. No mesmo ano, reiniciaram as obras para levar o METRÔ-DF até a estação de Ceilândia, situada na Ceilândia Norte.

O marco do ano de 2007, foi a ampliação do sistema metroviário. As 16 estações operacionais da época, passaram a funcionar das 6h às 20h para das 6h às 23:30, o que ocasionou na ampliação do número de usuários que eram atendidos.

No começo daquele ano, eram 45 mil por dia. No final do ano, o número tinha alcançado 100 mil por dia, com o sistema funcionando também aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.

O término de 42 km de via ocorreu no ano de 2008, em abril. No dia 16 do mesmo mês, o GDF inaugurou as quatro estações que restavam na Ceilândia: Terminal Ceilândia, Ceilândia Norte, Ceilândia Centro e Guariroba e entrou em operação a estação 108 Sul. O METRÔ-DF, com os novos acessos passou a atender 140 mil usuários por dia.

E foi no mês de abril que o METRÔ-DF bateu recorde de usuários conduzidos em um só dia. Em 21 de abril no aniversário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com