TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanidade

Por:   •  22/10/2015  •  Exam  •  5.473 Palavras (22 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 22

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS- PUC/GO

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA- ENF

CURSO DE ENFERMAGEM

JORLENE DA SILVA COSTA

ANÁLISE CRÍTICA DE ARTIGO CIENTÍFICO

Trabalho apresentado como requisito

para obtenção de nota parcial do Eixo:

ENF 1113 – Trabalho de Conclusão de

 Curso III, conforme solicitação docente.

Docente: Profª Drª Milca Severino Pereira.

Goiânia

Junho, 2011.

MACHADO, R.M, SIMÃO, C.M.F., BRITTO, E.S., CALIRI, M.H.L. ESCREVENDO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICOS: O QUE VOCÊ DEVE SABER?. Cogitare Enfermagem, América do Norte, 15, mar. 2010. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs-2.2.4/index.php/cogitare/article/view/17185/11320. Acesso em: 20 Jun. 2011.

  1. INTRODUÇÃO:

Este artigo se destina á todos àqueles que estiverem interessados a encaminhar suas produções para publicações científicas, quer sejam de cunho acadêmico ou de pesquisa.  Aborda principalmente os erros mais comumente encontrados e que tornam, sua circulação, e cientificidade, questionáveis junto ao meio científico. Seus objetivos de sumarizar as evidências disponíveis, por meio das pesquisas realizadas, sobre os erros e dificuldades encontrados no processo de publicação científica, e oferecer subsídios para a implementação de modificações que promovam a qualidade e a publicação das informações produzidas pelos campos da ciência, entre eles, a Enfermagem. È uma revisão de literatura.

  1. AUTORES:

Richardson Miranda Machado, 3 artigos publicados  dos 5 aceitos para publicação.

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/2002). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2005). Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP/2010). Extensão Universitária em Psicologia della Salute, Psichiatria e Amministrazione Pubblica pela Universita di Bologna, UNIBO, Bologna, Itália. Extension en Promoción de la salud por la Universidad de Concepción, UC, Concepción, Chile. Professor Adjunto Sub-área: Psiquiatria da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis/MG.

E-mail: richardson@usp.br

Carla Maria Fonseca Simão , 4 artigos publicados .

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2000). Especialista em Enfermagem em Dermatologia pela FAMERP (2007), Atualmente cursa o Mestrado em Enfermagem Fundamental na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto. Atua como enfermeira assistencial do Hospital de Base de SJRP, coordenadora da Comissão Interna de Estudo de Feridas da Instituição, supervisora do Aperfeiçoamento em Curativo e Estomaterapia pela FAMERP, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem médico-cirúrgica, avaliação e cicatrização de feridas, úlcera por pressão, aloe vera e assistência ao portador de estomas intestinais.

Contato:

Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto, Hospital de Base de SJRP.
Av Brigadeiro Faria Lima nº 5416, São Pedro
Sao Jose do Rio Preto, SP - Brasil
Telefone: (17) 32015000 Ramal: 1365

Eliane da Silva Britto , 2 artigos publicados.

Graduação em andamento em Enfermagem .
Escola de enfermagem de ribeirão preto/ usp, EERP/USP, Brasil.

Maria Helena Larcher Caliri , 50 artigos publicados .

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1975), Mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1988) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo com Programa "sandwich" na Universidade de Illinois (1994). Estágio senior na Universidade de Michigan - College of Nursing em Ann Arbor, com financiamento da USP - Programa Novas Fronteiras - para desenvolvimento de atividades de pesquisa - período dezembro de 2008 a fevereiro de 2009. Professor Associado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na Graduação e Pós-Graduação e Coordenador da Comissão de Cooperação Internacional (CCNInt). Atua no ensino de graduação em enfermagem na área Fundamentos de Enfermagem. É líder de grupo de pesquisa atuando principalmente nas áreas: úlcera de (ou por) pressão, terapia tópica para feridas crônicas, prática de enfermagem embasada em evidência, utilização da pesquisa na prática de enfermagem e segurança do paciente. Membro do conselho editorial do Journal of WOCN - Wound, Ostomy and Continence Nursing, da Revista Paulista de Enfermagem e da Revista Mineira de Enfermagem - REME. Parecerista de vários periódicos nacionais. Consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e CNPq. Membro da WOCN - Wound, Ostomy and Continence Nursing Society e da SOBEST Associação Brasileira de Enfermagem em Estomaterapia. Membro da ABEn, da Sociedade Honorífica Internacional Sigma Theta Tau (ex-presidente do Capítulo Rho Upsilon no Brasil na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto); Membro do INDEN - International Network for Doctoral Education in Nursing (UMichigan).

Contato:

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada.
ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO - CAMPUS DA USP
MONTE ALEGRE
14040-902 - Ribeirão Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 36024764 Fax: (16) 36333271
URL da Homepage:
www.eerp.usp.br/projetos/ulcera

  1. ESTRUTURA DO ARTIGO

No artigo analisado percebemos que usou-se o formato padrão de exigência para publicação e esquematização de uma produção científica, ou seja , todos os elementos que integram essa forma de produção textual. A saber; introdução, metodologia, resultados e discussão. O que caracteriza uma pesquisa bibliográfica eficaz. Utilizaram  as formas de resumo, abstract e resumem com súmula do artigo com todas as informações pertinentes ao texto na integralidade. Usaram-se tabelas (4) com perfeita oportunização de leitura e entendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (334.1 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com