TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagem De Um Pais

Projeto de pesquisa: Imagem De Um Pais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A grande expansão da globalização dos mercados, teve um papel fundamental para o surgimento de varias oportunidades de negócios, onde varias empresas buscam o fortalecimento e a ampliação de seus negócios através de relacionamentos mais estreitos com novos mercados e a busca incessante, de maior competitividade, a fim de estabelecer novas estratégias de atuação frente as diversidades encontradas.

Um grande problema que as empresas, de países menos desenvolvidos tem encontrado neste mercado globalizado, é a relação que o consumidor tem de seus produtos com o país de origem, o qual tendem a apresentar uma forma negativa de qualidade e até mesmo de confiabilidade destes produtos. Vamos tomar como referência o caso brasileiro que sofre desta rotulação de forma, preconceituosa e prejudica em muito o crescimentos em diversos mercados, prejudicando a aceitação dos produtos brasileiros.

É comum em varias pesquisas apontarem que a imagem de um país afeta a percepção dos consumidores, no que diz respeito a qualidade, confiabilidade, a marca, e até mesmo o preço, o que pode ser determinante na definição estratégica de marketing das organizações que querem atuar no mercado internacional. Conhecer como seu país é visto lá fora, é um passo fundamental, e que pode ser determinante na aceitação de seu mix de produtos, e no sucesso de um produto em um determinado país.

As consequências causadas por tal relação podem no entanto ter como origem aspectos culturais, e psicológicos, que podem influenciar as tendências dos consumidores, neste contexto faz-se necessária uma analise profunda destes aspectos, para verificar qual a intensidade ou a importância sobre a influencia do país de origem sobre os produtos.

Outro ponto relevante é que a imagem de um país pode se tornar uma vantagem competitiva, utilizada de forma emocional pode afetar decisões de consumo e investimento.

O grande desafio é construir uma imagem ou uma marca que seja assumida por todo país, com intuito de superar os pontos negativos que o Brasil tem vivido nos últimos anos, e proporcionar uma credibilidade e uma confiabilidade que possa ser relacionada aos produtos brasileiros como forma de agregar valor e melhorar a competitividade no mercado internacional.

A IMAGEM DE UM PAÍS.

A tendência natural dos meios de comunicação na exploração das más notícias, e não dando importância as boas, e com um governo que contribui com uma parcela de culpa considerável por não possuir programas de relações publicas voltadas para a divulgação, ao mercado externo de noticias e feitos das empresas brasileiras, são em muitos dos casos as principais causas pelo fracasso do desenvolvimento e da sustentabilidade das exportações brasileiras (GIRALD e CARVALHO, 2004).

Outro ponto importante é que se pode identificar que a visão externa do Brasil, da forma que os meios de comunicação buscam explorar, vai na contra mão do que as empresas precisariam para facilitar sua incursão no mercado externo e a promoção dos produtos made in Brasil tendem a serem prejudicados pelo rotulo. Verifica-se assim que o conhecimento sobre o Brasil, bem como sua qualidade de produção interna, não conseguem transpor as dificuldades impostas por uma imagem negativa n cenário internacional.

FONSECA citado por GIRALDI e CARVALHO (2004, p.44) , “salienta que uma consequência negativa mais direta para as exportações brasileiras relaciona-se com a simples percepção do consumidor sobre a qualidade e o valor atribuído a um bem, que tende a ser fator subjetivo e se transferir para sua decisão de compra e para sua disposição de pagar mais ou menos”.

Aqui podemos fazer uma inferência ao Brasil como marca e produto a ser disponibilizado no mercado externo, onde identificamos que não possui uma imagem de excelência percebida, e que como consequência não consegue promover seus produtos neste mercado. Se podermos definir os pontos fortes da cultura brasileira e transforma-los em um possível diferencial competitivo, poderíamos estabelecer ao mesmo tempo uma saída para o avanço da economia brasileira.

Falando em cultura brasileira, temos que destacar alguns pontos referentes a cultura dos consumidores, onde valores e padrões relacionados ao consumo devem ser entendidos a fim de identificar formas claras de fortalecer suas relações comerciais ou tirar vantagem destes conhecimentos buscando a implementação de estratégias de marketing de maior sustentabilidade.

A fim de obter êxito no desempenho de suas funções, o profissional de marketing internacional deve ter um amplo conhecimento da cultura local dos mercados que ira atuar, para determinar se, como , e em que extensão os produtos desenvolvidos em um determinado país podem tornar-se aceitos em outras culturas indo ao encontro de seus consumidores. (GUILHOTO 2001)

De acordo com GUILHOTO (2001), muitos dos símbolos ou valores desejados pelos consumidores para um produto estão diretamente ligados à cultura na qual ele está inserido. Em seu trabalho a mesma afirma que existem dois aspectos culturais que podemos identificar na percepção dos consumidores sobre a influência do país de origem dos produtos.

O primeiro seria o individualismo ou coletivismo, encontrado em uma cultura de um país, pois neste caso podemos ter linhas de valores bem distintas que podem diferenciar o comportamento dos consumidores. No individualismo as pessoas tendem a não valorizar ou não dar importância as informações do país de origem dos produtos, avaliando somente a qualidade dos produtos. No coletivismo existe uma valorização natural de avaliar de forma enfática os produtos de origem nacional independente de sua qualidade ou superioridade.

O próximo aspecto seria o grau de etnocentrismo de uma cultura, que tende a avaliar os produtos estrangeiras como um agente danoso, para a economia doméstica, e não seria patriótico o consumo destes produtos.

Conforme AYROSA citado em GIRALDI e CARVALHO (2004, p.134), a definição de imagem de um país na literatura não tem sido consistente, onde existem vários autores que confundem conceitos de imagem de um país específico e imagem dos produtos originados nesse país. Um ponto comum entre os estudos e que podemos tomar como referência é que normalmente podemos identificar que as imagens formadas pelos consumidores, sobre os países são geralmente baseadas por meio de estímulos de comunicação, marketing e do ambiente.

Explorando mais o tema efeito país de origem, temos algumas pesquisas que demostram claramente que os produtos adivindos de um determinado país sofrem com uma avaliação muito peculiar, onde países tidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com