TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Artigo: Planejamento e Controle Orçamentário Empresarial como ferramenta de apoio a tomada de decisão.

Por:   •  29/1/2019  •  Resenha  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade avaliativa

        Gestão de custos        

Resumo

Artigo: Planejamento e Controle Orçamentário Empresarial como ferramenta de apoio a tomada de decisão.

O trabalho foi realizado tendo como objetivo principal avaliar como o Planejamento e o Controle Orçamentário podem ser utilizados como ferramenta de tomada de decisão. O estudo foi realizado no segundo semestre de 2009 na empresa Royal Ciclo por meio da aplicação de um questionário pré-formatado. Foram entrevistados o Gerente Administrativo, o Contador e Controler, o Gerente Comercial e o Gerente Industrial. O autor utilizou como embasamento para a pesquisa diversos autores.

Entre os resultados encontrados que estão relacionados diretamente ao objetivo da pesquisa , na Royal Ciclo o processo orçamentário é realizado por meio de software especifico; a empresa apresenta flexibilidade para adaptação rápida ao entorno; o comportamento inadequado de gestores não a afeta devido ao reduzido número de gestores, o entrosamento e a periodicidade do acompanhamento; os parâmetros para os próximos 5 anos e as ações para atingir as metas são definidas entre a diretoria e os gerentes administrativo, comercial e industrial; o planejamento do caixa está totalmente ligado ao planejamento estratégico através das metas operacionais assim o orçamento é consistente com os objetivos estratégicos.

Verificou-se também que a visão, a missão e os valores da organização não são compartilhados entre todos os colaboradores o que acaba sendo um ponto negativo para a empresa, o ideal seria que todos estivessem por dentro do que a empresa espera para a futuro para assim trabalhar mais alinhados com o mesmo objetivo; a empresa não utiliza sistema de medição de performance, medir a performance é essencial para que se possa visualizar oportunidades de melhoria.

Contudo o Planejamento e controle orçamentário são ferramentas de gestão indispensáveis e os resultados mostram sua importância nas tomadas de decisão na empresa.

19/12/2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com