TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle Empresarial

Trabalho Universitário: Planejamento E Controle Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.774 Palavras (12 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 12

SUMARIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................04

PCP...........................................................................................................................04

PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO.......................................................................08

CONCEITOS E FINALIDADE DE PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO...............08

FINALIDADES DO PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO.......................................09

FASE DO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO.......................................................09

PREVISÃO DE VENDAS..........................................................................................10

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO...............................................................................10

CONCLUSÃO ...........................................................................................................11

BIBLIOGRAFIA........................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Este desafio de aprendizagem tem por objetivos favorecer a aprendizagem do aluno para formular um conceito logístico no Planejamento e Controle de Produção (PCP) ou da Produção. Este é o departamento que possui como função desenvolver a coordenação de apoio da organização ao sistema produtivo de forma direta (demissão, admissão, subcontratação, horas extras, ociosidades) ou indireta ( redução das taxas de produtividade e qualidade decorrentes da instabilidade do processo, níveis adequados de estoque evitando custos de manutenção ou\e falta de planejamento de estoque, omissão de ineficiências do processo, cumprimento dos prazos estabelecidos evitando multas contratuais por atraso na produção ou entrega do produto, perda de reputação), relacionando-se com todas as áreas em um sistema produtivo onde, ao ser estabelecido as suas metas e estratégias, faz-se necessário estabelecer um planejamento estratégico para atingir o objetivo administrando todos os recursos disponíveis, acompanhado o desdobramento das ações, estabelecendo se necessário a correção de prováveis desvios para assegurar a execução do que foi previsto, sendo esse um dos mais importantes papéis do planejamento e controle da produção. Com base na carteira de pedidos confirmada, o abastecimento da linha de produção consiste em definir a sequência de execução de tarefas, orientado pela data de entrega confirmada dos pedidos, a fim de garantir o atendimento dos mesmos no prazo, quantidade e condições contratadas pelos clientes que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

PCP ( PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO)

É o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, obedecendo a um ciclo transformando-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada. Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

1° O que produzir?

2° Quanto produzir?

3° Onde produzir?

4° Como produzir?

5° Quando produzir?

6° Com o que produzir?

7° Com quem produzir?

A partir da configuração do processo de produção, o PCP irá criar uma carta mapa, documento denominado plano mestre de produção (PMP), que é a diretriz de produção.

Trata-se do conjunto de atividades da administração da produção relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização (materiais, máquinas, equipamentos e pessoas) para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes.

Historicamente, com o desenvolvimento da administração científica, as funções de planejamento e controle da produção, antes exercidas de forma empírica pelos supervisores de produção, passaram a ser centralizada em um departamento específico da fábrica, usualmente denominado PCP.

Em geral, o departamento de PCP dedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques (matérias-primas, em processo e produtos acabados), emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção.

Entretanto, a atividade de planejamento não se limita ao nível operacional. No nível tático-estratégia, a gerência de produção toma decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre a aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de materiais e fornecedores, com base em previsões atualizadas de demanda. Este processo de decisão, atualmente denominado Planejamento de Operações e Vendas (POV), envolve, além da Produção, outras áreas da empresa, especialmente as áreas de Vendas e Financeiro.

Do ponto de vista acadêmico, os conceitos e habilidades necessários para o exercício das atividades de PCP são abordados em disciplinas também denominadas Planejamento e Controle da Produção. No currículo de uma disciplina típica de PCP, destacam-se os seguintes tópicos:

- Previsão da demanda

- Planejamento da capacidade de produção

- Planejamento agregado da produção

- Programação mestra da produção

- Programação detalhada da produção

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com