TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Le Capital Resumo

Artigos Científicos: Le Capital Resumo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 4

O capital - resumo

O presidente, Jack Marmande, do banco Phenix escondia um câncer dos outros acionistas, mas acaba tendo a doença revelada. Ele indica o executivo Marc Tourneuil para substituir ele na presidência da empresa e, apesar das resistências do comitê gestor do banco, consegue colocar o seu escolhido no cargo. O substituto conhece bem o cenário, e percebe que está sendo colocado no cargo por um tempo limitado. Por ter esta noção, ele começa a se cercar de garantias para se aproveitar o máximo possível da situação.

O protagonista do filme, Marc Tourneuil, sabe que esta sendo usado, por isso mesmo, ele resolve não apenas tirar o melhor proveito da situação, como também se arma de todas as formas contra os seus inimigos. Le Capital mostra a selva de pedra dos grandes bancos por dentro. E o ator principal não poderia ser melhor para exemplificar a ambição desmedida da qual apenas ouvimos falar. Essa ambição, aliás, fica evidente logo nos primeiros minutos do filme, que está repleto de artimanhas.

Tourneuil contrata um investigador chamado Jean Rameur que deve ficar atento a todos os personagens que cercam o novo presidente do Phenix. As informações privilegiadas que ele consegue acabam sendo fundamentais para as decisões que ele toma.

A presença do mundo virtual no filme é frequente. Por exemplo, nas comunicações à distancia e operações de negócios utilizando smartphones. As novas tecnologias digitais aparecem inclusive nos games que fascinam as crianças: o filho de Marc, que aparece apenas uma vez, jogando videogame, sendo obrigado pelo pai a falar inglês. Ou ainda, as crianças na casa dos pais de Marc Tourneuil no interior da França, fascinadas diante dos eletrônicos dados de presentes pelo banqueiro. Enfim, telas digitais constituem cada vez mais a sociedade virtual do capitalismo fictício.

Marc possui um senso pratico e maquiavélico, na disputa pelo poder. Mas a posse do poder significa, para Tourneuil, alcançar o respeito. Em um certo momento do filme, Diane, esposa de Marc, perguntou a ele: “O que você quer?”. Ele diz: “Dinheiro. Para ser respeitado”. Em outro momento, falando com a mulher, observa: “Para você, o dinheiro é passado. Para mim, é o futuro. Menor o salário. Menor o respeito”. No mundo do capital, dinheiro é Poder. Dinheiro é Respeito. Diane, ainda lembra de quando o marido era apenas um professor e que não tinha o dinheiro como o principal combustível, mas também é capaz de perceber a evolução dele para esta nova fase de extremo pragmatismo.

Enquanto a historia avança, Tourneuil, fascinado pelo poder que o dinheiro pode trazer, alimenta o próprio ego e a ambição de conseguir tudo o que deseja. Ele é um exemplo daquele ambiente corporativo onde homens e mulheres não tem escrúpulos para chegar aonde desejam e trazer uma grande quantia de dinheiro para seus próprios bolsos.

Marc Tourneuil, que apenas dava aula e escrevia poesias, e hoje é o banqueiro todo-poderoso do Phenix, fica em um jogo de sedução o filme todo com a jovem Nassim, top model da alta sociedade endinheirada. A mulher-fetiche que seduz Tourneuil, sempre lhe escapa, nunca se entregando sexualmente a ele. Ao mesmo tempo, Nassim extorque Marc Tourneuil, pedindo empréstimos milionários. E quando Marc não consegue o que quer, no final do filme, estupra Nassim em uma limusine.

Marc Tourneuil, um sujeito discreto até que ganha poder. A ponto de Marmande e o grupo de Antoine de Suze acreditarem que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com