TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liberalismo E Sua Influencia Nos Dias De Hoje

Exames: Liberalismo E Sua Influencia Nos Dias De Hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  4.685 Visualizações

Página 1 de 3

O LIBERALISMO E SUA INFLUÊNCIA NOS DIAS ATUAIS.

A matriz liberal tem como base o Jusnaturalismo, corrente filosófica que buscou no indivíduo a origem do Direito e da ordem política legítima, em contraponto ao poder absoluto das monarquias hereditárias, predominantes nos séculos XVII e XVIII na Europa. Thomas Hobbes, Jonh Locke, Charles Loius de Secondat – Barão de Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau contribuíram decisivamente para a formação do pensamento Liberal.

Apesar das divergências e de alguns aspectos controversos, o pensamento desse grupo formou a base sobre a qual se fundamentou o Liberalismo.

A partir do método racional abordaram, com pioneirismo, o Direito Público e o poder do Estado, com uma visão de clara separação entre Estado e sociedade civil, esfera pública e esfera privada.

Seus fundamentos tornaram-se referencia básica do atual Estado de Direito que rege as relações na sociedade civil até os dias de hoje.

ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA MATRIZ LIBERAL :

 A ideia de que a vida em sociedade não é o ambiente natural do homem, mas um artifício fundado em um contrato.

 O contrato social, que funda a sociedade civil, foi precedido por um estado de guerra (exceto para Locke) e um estado de natureza, no qual as relações humanas eram regidas pelo Direito Natural.

 O Direito Natural constitui a única base legítima do Direito Civil. Em última instância, “o que constitui o direito natural é o que é conforme a essência”. Assim, o que constitui o direito natural do homem é o que é conforme a essência do homem.

 Todos os indivíduos são iguais por natureza e igualmente portadores de direitos naturais aos quais eles não podem, em hipótese alguma, abdicar: os direitos à liberdade e à propriedade.

 Somente por meio da razão seria possível conhecer os direitos naturais para, com base neles, estabelecer os fundamentos de uma ordem política legítima.

Esses fundamentos foram a base para a formação ou fundação do Estado Civil, onde os direitos naturais tem de ser preservados.

Os direitos naturais se constituem na preservação da liberdade e da propriedade dos indivíduos e por se tratar de direitos humanos inalienáveis são considerados pelos liberais como cláusula pétrea de qualquer contrato social. Toda ameaça ou tentativa de usurpação desses direitos seria sempre espúria, pois contrária à razão da existência do próprio Estado.

Por este motivo, os homens abdicaram de utilizar a sua própria força física em favor do Estado para que este garantisse a sua liberdade e propriedade, nascendo assim a noção de REPRESENTAÇÃO POPULAR como fundamento do exercício do poder político, ou seja, o poder delegado pelo povo para seus representantes (governo) o exercerem em favor e interesse do povo.

Surge então a democracia nos Estados liberais na virada do século XIX para XX entendida como o governo do povo, consagrando o princípio da soberania popular.

Desde então, o liberalismo democrático associado ao capitalismo vem mostrando-se como a forma predominante de organização das nações no mundo todo até os dias de hoje. É claro

que ocorreram muitas modificações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com