TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mportância e a influência das atividades físicas dos períodos históricos hoje em dia

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

Importância e a influência das atividades físicas dos períodos históricos hoje em dia

Hoje em dia, para poder entender o conceito de educação física é indispensável conhecer a influência que as distintas civilizações exerceram sobre ela ao longo dos séculos. A manifestação cultural da atividade física produziu-se de formas diferentes, em função das necessidades sociais e dos objetivos estabelecidos em cada período histórico e civilização, assim tem sido vista como atividade utilitária que possibilita a sobrevivência; como preparação para guerra; como meio de invocação religiosa; como jogo ou atividade recreativa e de ócio: como método de educação física para a saúde; ou então como desporto espetáculo e de competição. As atividades físicas praticadas desde a pré-história têm uma influencia muito grande nas atividades hoje em dia, pois a educação física evoluiu a medida que se processava a evolução cultural dos povos.

Desde a pré-história todas as atividades humanas dependiam do movimento para a sua sobrevivência, dependiam de força, velocidade e resistência. Hoje em dia a iniciação esportiva pode ter vários caráter, como lúdico, terapêutico, educativo e etc. Teve muita influencia de todas as épocas, como na antiguidade que as atividades físicas eram em como meio formal de promoção da saúde, já no renascimento , a importância do corpo e do estético, na idade moderna em um momento o jogo foi introduzido como meio de educação.

Influencia muito grande para quem procura um esporte nos dias atuais, seja ele para quem procura saúde, para quem procura uma distração, um hobby, em caráter competitivo mesmo na iniciação, cabe ao profissional de educação física orientar e mostra o melhor caminho para a iniciação e a pratica do esporte, pois graças a toda historia da educação física e do esporte hoje temos o esporte como profissão, com todas as regras e organização que foram adquiridas com o recorrer dos anos. Muitas provas dos jogos olímpicos da antiguidade são praticadas ate hoje, isso mostra o quão importante e influenciador foram às atividades nos períodos históricos.

É muito importante que o profissional de educação física tenha o conhecimento de toda história do esporte e da educação física, pois Antigamente as pessoas praticavam atividades físicas naturalmente, de maneira espontânea e instintiva, trabalhando músculos, ossos e articulações em diferentes movimentos e intensidades, a humanidade evoluiu sistematizando vários movimentos na vida diária, transformando-os em exercício físicos com objetivo de dar melhor condicionamento físico, formação de exércitos e atividades que buscavam equilíbrio entre corpo e mente. O profissional de educação física ao planejar suas aulas de iniciação esportiva precisa ter em mente que o exercício que muitas vezes era feito por obrigação agora pode ser executado com prazer. Uma pessoa ao iniciar-se ao esporte, precisa sentir prazer naquilo que faz se identificar com o esporte.

No caso das crianças o objetivo imediato é dar continuidade ao desenvolvimento integral da criança e não há preocupação com competições regulares. O profissional com todo o seu conhecimento histórico sobre atividades físicas desde o inicio da humanidade, sabe que o esporte é um dos grandes aliados da educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com