TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações populares no Brasil

Abstract: Manifestações populares no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Abstract  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

Manifestações populares no Brasil e o que querem dizer

A história política do Brasil é marcada por eventos memoráreis protagonizados pelo povo, que insatisfeito com o andamento do governo, se revoltou e foi às ruas reivindicar melhorias. atualmente acontecem diversos manifestos no pais e as causas não em sua maioria justas e necessárias. Contudo, As manifestações estão cheias de verdades, mas a falta de memória quando se trata de apontar culpados macula as boas intenções e causas justas dos movimentos. Trata-se de demonstração de cidadania levar o povo ao protesto público, no entanto, esconder a origem dos fatos tem cheiro de manipulação.

A raiz das recentes manifestações foi o aumento tido por exagerado na tarifa do transporte coletivo urbano em algumas dessas cidades nacionais, no entanto, percebe-se que os objetivos são muito mais extensos e diversificados, destacando-se porém a insatisfação popular com a falta de qualidade dos serviços públicos bem como a má gestão e a falta de ética política.

São diversas as visões acerca das atuais manifestações populares e protestos que se proliferam por todo o país. Não é possível identificar uma única raão ou causa das reivindicação das manifestações. A principio falava-se que o povo reclamava por causa de R$ 0,20 centavos. Só vintes centavos. Ralmente é pouco, pouco dinheiro pra quem ocupa um cargo publico muito bem remunerado pelo dinheiro do contribuinte que o elegeu para tal. Mas estes míseros vinte centavos fazem muita diferença no bolso do contribuinte e trabalha, rala, se sufoca pra manter os compromissos em dia e ainda ter acesso a política falha, má qualidade das políticas publicas sociais, e no caso da tarifa do transporte, lidar com o desconforto e desrespeito para com o cidadão que enfrenta ônibus em má condição e superlotados.

Com essas manifestações o povo quer mostrar que não dorme mais. O gigante acordou. Mas é importante ressaltar que embora tenhamos causas justas, dentre os manifestantes encontram-se infiltrados oportunistas com razões políticas e ainda, vândalos e criminosos que se aproveitam da situação para agir em interesses particulares e ilícitos.

Hoje, fazendo uma análise dessas manifestações é possível identificar que o movimento PASSE LIVRE, como foi intitulado o conjunto das manifestações, deu origem a diversas outros mini-movimentos compreendido no todo da manifestação. Dentre esses mini-protestos destacam-se a insatisfação com o Governo – FORA DILMA, a discordância dos gastos absurdo em torno da realização da Copa do Mundo – FORA FIFA, dentre outros. Mas há quem diga que a principal pauta das manifestações atuais é a ausência de representatividade do povo.

Justiça social no Brasil

Entendendo a Justiça Social enquanto construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva temos hoje uma grande dúvida a cerca da realidade do nosso país. É necessário que esta dita justiça social tirar a venda para ver a realidade e compensar as desigualdades que nela se produzem.

Voltando nossos olhos para a história, percebemos que essa definição de justiça social foi formulada no século XIX pelos “tomistas”, ou seguidores das idéias de São Tomás de Aquino, que pregava que a fé e a razão não podem ser contraditórias e, de acordo com esse pensamento, o conceito de justiça social foi desenvolvido. Nele estava prevista uma sociedade de cunho democrático, em que todos os serem humanos são dignos e têm a mesma importância e, portanto possuem direitos e deveres iguais principalmente relativos à saúde, educação, trabalho, direito à justiça e manifestação cultural.

Nesse sentido, o desenvolvimento não pode se resumir ao crescimento econômico, já que envolve também a justiça distributiva, as liberdades políticas e os direitos civis, as oportunidades sociais, a acessibilidade aos serviços públicos, principalmente à educação de qualidade, à saúde, ao crédito, aos bens públicos, à posse da terra, à titularidade de imóveis e a tudo o que é indispensável a uma vida de boa qualidade em uma sociedade democrática moderna.No Brasil, a justiça social constitui um dos pilares da constituição brasileira de 1988, e as políticas sociais estão incluídas em iniciativas dos governos federal, estadual e municipal, em colaboração com a sociedade civil.

Esse termo, belo e inspirador, também nos leva a pensar na igualdade de direitos, na efetivação propriamente dita dos direitos, e nos remete a um famoso principio constitucional, o principio da Isonomia, também conhecido como principio da Igualdade. Segundo o mesmo, todo cidadão é igual perante a lei, sob a ótica de muitas pessoa isto significa apenas, em outros termos que todo cidadão tem direito ao voto, mais nada. Se olharmos mais atentamente para o cenário real do país, percebemos que uma mulher não tem de fato os mesmos direito que o homem na sociedade principalmente no que di respeito aos direitos trabalhistas. Ainda hoje há diferenças entre homens e mulheres nesta esfera. Um branco e um negro sob a ótica de boa parte da sociedade são completamente diferentes e para a lei, em muitas ocasiões, o negro, por mais limpa e digna que seja a sua conduta, é sempre supeito enquanto que o branco é quase sempre notado como cidadão de bem. O que falar da questão homosexual então?

É preciso que não só o poder publico, como também a sociedade tire a venda e enxergue além das desigualdades, sejam elas de classe, de ordem, de etnia, enfim. As políticas publicas devem ser para todos, de fato são, mas é preciso que o acesso às mesma seja igualitário e principalmente que seja de qualidade.

Todo cidadão é dotado de direitos e deveres. Todos devem cumprir seus deveres, sob pena em alguns casos, de sofrer sanções administrativas ou até mesmo cíveis. Mas e quanto aos direitos? Estão sendo efetivados? Os direitos do cidadão estão sendo de fato consagrados? Infelizmente não.

Todos os dias se tem noticia de injustiça social no nosso país. Cidadão tem seus direitos lesados a todo momento. Seja no que tange as políticas de saúde, educação, segurança, lazer.

Principais aspectos dos movimentos populares atualmente no Brasil

Vimos que Com essas manifestações o povo quer mostrar que não dorme mais. O gigante acordou. Mas é importantes ressaltar que embora tenhamos causas justas, dentre os manifestantes encontram-se infiltrados oportunistas com razões políticas e ainda, vândalos e criminosos que se aproveitam da situação para agir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com