TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICRO E MACROECONÔMICA

Seminário: MICRO E MACROECONÔMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Seminário  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

ECONOMIA MICRO E MACRO

Diferença estrutural de mercados de bens e serviço

As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais, número de firmas produtoras no mercado, diferenciação do produto, existência de barreiras à entrada de novas empresas.

No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes, concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.

No mercado de fatores de produção, são definidos as formas de mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento de insumos.

Monopólio

Uma estrutura de mercado monopolista apresenta três características principais, uma única empresa produtora do bem ou serviço, não há produtos substitutos próximos, existem barreiras à entrada de firmas concorrentes.

As barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado podem ocorrer de três formas, monopólio puro ou natural, devido à alta escala de produção requerida, exige um levado montante de investimentos, proteção de patentes, direito único de produzir o bem, controle sobre o fornecimento de matérias primas e tradição no mercado.

Uma hipótese implícita no comportamento do monopolista é que ele não acredita que os lucros elevados que obtém em curto prazo possam atrair concorrentes, ou que os preços elevados possam afugentar os consumidores, ou seja, acredita que mesmo em longo prazo, permanecerá como monopolista.

Uma categoria diferenciada de monopólio é o estatal ou institucional, protegido pela legislação, normalmente em setores estratégicos ou de infra-estrutura.

Como em uma concorrência perfeita, o ponto de equilíbrio do monopolista, ou seja, no qual ele maximiza o lucro, também ocorre quando a receita marginal e o custo marginal são iguais.

A firma monopolista não tem curva de oferta, pois não tem uma curva que mostre uma relação estável entre determinados preços de venda correspondentes a determinadas quantidades produzidas, pois podemos ter vários preços para apenas uma quantidade vendida. Na realidade, a oferta é um ponto único sobre a curva de demanda.

A existência de barreiras à entrada de novas firmas permitirá a persistência de lucros extraordinários também em longo prazo, sendo suposto que o monopólio não será afetado no longo prazo.

Concorrência Imperfeita

A concorrência imperfeita é uma estrutura de mercado com as seguintes características principais, muitas empresas produzindo um dado bem ou serviço, cada empresa produz um produto diferenciado, mas com substitutos próximos, cada empresa tem certo poder sobre os preços, dado que os produtos são diferenciados e o consumidor tem opções de acordo com sua preferência.

A diferenciação dos produtos dá-se a características físicas, embalagens, promoção de vendas, manutenção, atendimento pós-venda, etc.

Como não existem barreiras para a entrada de firmas, em longo prazo há tendência apenas para lucros normais, como em concorrências perfeitas, ou seja, os lucros extraordinários em curto prazo atraem novas firmas para o mercado, aumentando a oferta do produto, até chegar-se a um ponto em que persistirão os lucros normais, quando então cessa a entrada de concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com