TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber

Tese: Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Tese  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 4

Caso Concreto

Tema: Estado para Max Weber

Analise a expressão "monopólio legítimo da força" utilizada por Weber para caracterizar o Estado, a partir da leitura do trecho do texto “Estado em questão” de Maysa Rodrigues.

R: Para Weber o Governo Estatal tem o poder monopolista legítimo, com isso tudo e qualquer parte ou lugar que for tocado ou sofrer coerção física por esta entidade monopolista, afim de que tome parte politicamente resultando em uma distribuição relativa da força. O objeto de estudo ou inspiração de Weber foi o sistema governamental alemão acreditando que o estado controlaria o poder por uma burocracia militar e civil. Onde a instituição governamental nada mais é que uma relação de homens dominando homens com objetivo maior é o cumprimento das leis por seus governados. Para Weber dominação é: a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis. Para Weber há três formas de ação social dominadora:

Tradicional:

É a mais antiga das dominações sendo por tradição e dos níveis de hierarquias como o do Rei para seus súditos, do pai para com seus filhos e muitos outros. Desse modo a dominação decorre de tal modo que seria apenas pela afetividade, respeito, admiração e o simples prazer de ver seu senhor feliz ou satisfeito. Dessa maneira Weber explica que essa dominação é inflexível e imutável levando em consideração que é completamente consentida levando assim a completa obediência dos seus dominados. Weber ressalta que a mesma já se institucionalizou tradicionalmente em meio a sociedade, com isso pendurará por muito tempo.

Carismática:

A dominação carismática é influenciada diretamente pelos fatores emocionais e afetivos e a obediência não é estabelecida por regra ou cargo, mas sim pela crença nas qualidades do líder, devido ao caráter sagrado, à força heróica, aos valores ou ao poder da palavra que distingue de modo especial e é aceita devido a devoção afetiva por parte dos dominados.

Legal:

Essa dominação tem como base um estatuto onde podem criar e modificar normas desde que seu processo tenha sido previamente estabelecido . Como exemplo temos a hierarquia empresarial, que os funcionários inferiores são subordinados por seus superiores sendo que os que dão ordem também às recebem. A dominação legal é insensível, é estritamente profissional desconsiderando o ser humano e tendo em vista apenas a hierarquia empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com