TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Brasileiro Jurídico

Monografias: Modelo Brasileiro Jurídico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 2

O molde Brasileiro jurídico é composto por um modelo histórico-social que se encontra com suas estruturas desarmonizadas em vista as dificuldades do sistema baseado no poder centralizado na mão do estado dominante ditado hoje como democrático, todo este estabelecimento do sistema e instituições está à procura de uma reformulação dos Códigos Civil e Penal, trouxe aos doutrinadores a discussão de uma nova alternativa para um novo paradigma.

Já é notaria o contraste da ineficácia do sistema, a sociedade se transformou inúmeras vezes e não houve o acompanhamento do direito, as gerações X,Y E Z, agora com a nova geração ALFA é que há a tentativa de suprir tantas necessidades do dinamismo social. São tantas fendas que o direito deixa na sociedade que suas profundezas são visíveis nas comunidades carentes, na falta do acesso e conhecimento do direito e deveres do cidadão, que estar constituído na carta magna em que ver todos perante a lei, como iguais. Mais que é desigual e notável no cotidiano e na vida do brasileiro.

Transformações sociais, econômicas, estruturais, culturais dentro e fora de grupos sociais convêm aos doutrinadores umas das alternativas para tantos problemas, ou na pratica, presente em diversos problemas. É o caso das novas criações de direito, que decorrem pela dificuldade do estado de suprir necessidades, e toda nova realidade necessita de mudanças que se adapte ao novo conjunto social e de tal forma, surge o pluralismo como alternativo.

O pluralismo jurídico nada mais é do que um conjunto de leis e costumes específicos de um determinado grupo social. E como alternativa, convém à busca de uma estrutura na sociedade politicamente organizada em um mecanismo eficácia e soluções de conflitos, surge novos meios de jurisdicionalização e repulsa do estado como centralizador de direito, e assim surge um novo paradigma. Um pluralismo aberto e participativo, absolvendo as transformações sócias e procurando suprir suas necessidades na positivação de novos direitos.

Que para uns é uma boa alternativa, na pratica se ver o pluralismo disseminado no cotidiano de inúmeras comunidades que tem suas vidas regradas por grupos de traficantes que convém o que é certo e errado em sua região. O grupo de milícia em seu sistema de corrupção fere o sistema democrático da carta magna, e ai que entra o contrates do direito brasileiro, que ao lado do estado existe na ineficácia do direito na oura face existe a ironia entre justa e valida do direito pluralista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com