TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de estudo de convergência

Projeto de pesquisa: Modelo de estudo de convergência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

Atualmente percebemos o grito de socorro da enfermagem por melhores condições de trabalho e salário digno, pois, os que cuidam e dão atenção pedem socorro, visto que as condições precárias de trabalho a qual estão submetidos os profissionais de enfermagem comprometem a qualidade do atendimento. Márcia Krempel, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), ressalta que na área de enfermagem, há casos de profissionais “que ganham um salário mínimo para executar atividades que envolvem a vida de um paciente”. Ela aponta que este quadro leva muitos enfermeiros a dobrar sua jornada, chegando a trabalhar em duas ou três unidades de saúde, prejudicando o atendimento aos clientes devido sair de um local para outro e muitas vezes enfrentando jornadas de até 72 horas, estando assim sujeito a erros provocados pelo cansaço visto que sua carga horária de trabalhos não lhes permite um descanso digno. Na prática cotidiana da enfermagem, o convívio constante com a clientela assistida faz com que a enfermagem seja a linha de mediação com a instituição, tornando-se alvo de críticas, recebendo às vezes, reclamações sobre questões inerentes a outros serviços, que independem da sua responsabilidade. No entanto, os problemas apontados pelos usuários devem ser analisados, valorizados e considerados como indicadores para promoção da realidade, uma vez que para o cliente é difícil distinguir os aspectos que são relacionados exclusivamente ao processo de trabalho do enfermeiro. Nesse sentido, é competência da enfermagem proceder à avaliação periódica dos problemas apontados por essa clientela. A avaliação deve proporcionar subsídios para uma análise crítica da prática e dos cuidados de enfermagem, possibilitando a reformulação e o aprimoramento, eliminando o inoperante, e desenvolvendo ações estratégicas para as correções necessárias. Ressalte-se que os pontos de excelência devem ser valorizados e utilizados como motivadores para manter o padrão de qualidade dos serviços prestados.

Este estudo está alicerçado no modelo de Pesquisa Convergente Assistencial – PCA – que consiste na articulação da pesquisa com a prática assistencial, na medida em que as ações da assistência vão sendo incorporadas ao processo da pesquisa com a intencionalidade de encontrar alternativas para solucionar ou minimizar problemas, realizar mudanças sugestivas e introduzir inovações na prática. Por isso, a assistência de enfermagem necessita estar em constante renovação, para acompanhar a acirrada evolução técnico-científica vigente no mundo (TRENTINI e PAIM, 2004). A esse movimento de renovação se alia o comprometimento profissional de avaliar constantemente o cotidiano de trabalho, acreditando que a participação no processo de mudança da prática está relacionada com o compromisso social com a saúde das pessoas. E que esse compromisso social vai além do cuidar individualmente do usuário, projetando-se numa base de dados de análise que agrega qualidade formal e política ao cuidado da enfermagem, em uma dimensão ampliada e prospectiva, ou seja, que a perspectiva teórica seja desenvolvida na prática e vice-versa.

Na prática do cuidado de enfermagem está presente uma gama de problemas que precisam ser observados através de um prisma voltado para a melhoria de sua prática cotidiana, visando atender melhor ao usuário. Por isso, se reconhece que a pesquisa deve estar vinculada à práxis assistencial, para que os seus resultados confirmem a razão da indagação projetada, permitindo compreender o lugar social, sob o olhar de quem está inserido no processo. O enfermeiro a cada dia tem que procurar unir mais a categoria pra que juntos possam lutar por melhores condições de trabalho para a categoria.

Atualmente percebemos o grito de socorro da enfermagem por melhores condições de trabalho e salário digno, pois, os que cuidam e dão atenção pedem socorro, visto que as condições precárias de trabalho a qual estão submetidos os profissionais de enfermagem comprometem a qualidade do atendimento. Márcia Krempel, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), ressalta que na área de enfermagem, há casos de profissionais “que ganham um salário mínimo para executar atividades que envolvem a vida de um paciente”. Ela aponta que este quadro leva muitos enfermeiros a dobrar sua jornada, chegando a trabalhar em duas ou três unidades de saúde, prejudicando o atendimento aos clientes devido sair de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com