TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morghentau Resumo

Por:   •  30/9/2016  •  Resenha  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

Morghentau cap: 1,2,11,12,13,15,18

Conceitos:

Estado unitário, ou seja, é o único que tem relevância no sistema internacional, é racional age em busca de seus próprios interesses visando assim maximizar seus benefícios

Interesse nacional dos Estados: Tem como base garantir a sobrevivência e a integridade territorial no sistema internacional assim precisam enfocar na segurança dos mesmos. O interesse dos Estados é sempre configurado em termos de poder,

Leis objetivas: Este princípio retrata que tanto a nossa natureza humana como a política não são mudados de tempos em tempos, mas obedecem a leis objetivas. Assim, não se pode ignorar a natureza humana, que é a busca racional pela sobrevivência.

Realismo político: Aqui, o autor ressalta que os princípios morais de uma nação, seja os valores do bloco soviético ou da sociedade norte-americana, não devem ser aceitos como universais, pois nenhuma visão é a mais verdadeira ou a mais correta.

Ética e Moral: Servem para legitimar é justificar a ação dos Estados mas não servem para julgar o componente deles. A tradição ocidental, busca, se não eliminar, pelo menos regular e restringir os ímpetos de poder que, de outro modo, estraçalhariam a sociedade ou deixariam a vida e a felicidade dos fracos entregues à vontade arbitrária dos poderosos. É nesse ponto que a moralidade, os costumes e o direito intervêm, no intuito de proteger a sociedade contra a ruptura e salvar o indivíduo da escravidão e da extinção. Quando, em outras palavras, a mecânica da política de poder se mostra insuficiente, como cedo ou tarde terá de acontecer, esses sistemas normativos tentam suplementar a política de poder com as suas próprias regras de conduta. São três as modalidades de normas ou regras de conduta que operam a lei em todas as sociedades mais elevadas: ética, costumes e lei. As regras de conduta pelas quais se deve pautar um politico divergem muitas vezes das normas aplicáveis a todos os membros da sociedade. Considera-se geralmente que a ética e os costumes da política são mais lenientes que as normas gerais correspondentes da sociedade com respeito a certas ações. Os conflitos entre distintas regras de conduta são decididos com base na pressão relativa que as sanções das regras conflituosas conseguem exercer sobre a vontade dos indivíduos

Equilibro de poder: A paz mundial só teria como existir através de mecanismo o equilibro de poder. Sendo a política internacional uma luta pelo poder, a limitação ao exercício do poder só pode vir de sua confrontação com outro poder que lhe oponha assim se dá a Balança de poder. Há grande preocupação e que as grandes aspirações de poder por parte das nações que tentam manter ou alterar o status quo, leva necessariamente a uma configuração que é chamada equilíbrio de poder. Sempre que tal equilíbrio é perturbado por uma força externa ou por uma mudança ocorrida em dos elementos componentes do sistema, este último mostra a tendência a restabelecer o equilíbrio original ou um novo.  O meio utilizado para manter o equilíbrio de poder consiste em permitir que  os diferentes elementos sigam normalmente suas tendências conflitantes, até o ponto em que a tendência de cada um deixe de ser suficiente forte para superar a vigorosa tendência dos demais.

Oposição direta (Bipolaridade): Esse balanceamento das forças oponentes prosseguirá ( o aumento de poder de uma nação induzindo um aumento pelo menos proporcional no poder da outra) até que as nações envolvidas mudem os objetivos de suas políticas imperia          listas, ou até que uma nação adquira ou creia ter adquirido uma vantagem decisiva sobre a outra. Então o mais fraco cede ao mais forte ou a guerra decide a questão.

Oposição Indireta ( Multipolaridade):

Poder: é definido como as mútuas relações de controle estabelecidas entre os titulares da autoridade pública e entre as pessoas em geral, O poder é entendido como um fim e não com um meio da política

Poder nacional: é constituído em 2 grupos os mais variáveis e os constantes; Geografia, recursos naturais, capacidade econômica e bélica, qualidade da diplomacia e governo.

Compensações: O princípio de compensação jamais está ausente totalmente de arranjos politicos concebidos dentro do espirito de um sistema de equilíbrio de poder. Nação alguma aceitaria conceder vantagens políticas a uma outra, se não contar com a expectativa de receber benefícios proporcionais em troca. As barganhas envolvidas nas negociações diplomáticas, que costumam resultar em concessões políticas, não passam de aplicações práticas do princípio da compensação política, associadas ao equilíbrio de poder.

 Armamentos: São os armamentos o principal instrumento de que se vale uma nação para, usando o poderio à sua disposição, manter ou restabelecer o equilíbrio de poder. A corrida armamentista constitui o instrumento típico de um equilíbrio de poder dinâmico e instável.

Alianças: É a mais importante manifestação do equilíbrio de poder. Constituem uma função necessária do equilíbrio de poder que busque operar dentro de um sistema multiestatal.

Princípios básicos da política internacional: Á política internacional possui suas próprias leis e regras         

1.     A política obedece a leis objetivas que são fruto da natureza humana. “Para estar em condições de melhorar a sociedade, é necessário entender previamente as leis pelas quais a sociedade se governa. Uma vez que a operação dessas leis independe, absolutamente, de nossas preferências, quaisquer homens que tentem desafiá-las terão de incorrer no risco de fracasso”.[1] Este princípio retrata que tanto a nossa natureza humana como a política não são mudados de tempos em tempos, mas obedecem a leis objetivas. Assim, não se pode ignorar a natureza humana, que é a busca racional pela sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (298 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com