TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança horária na demanda

Resenha: Mudança horária na demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Resenha  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Variação horária da demanda-

Para a seção crítica (que pode ocorrer em locais diferentes conforme as horas do dia) são determinados os volumes horários em cada um dos sentidos de tráfego.

Nos dias úteis os picos ocorrem no início da manhã (bairro-centro) e no final da tarde (centro-bairro). Por volta do meio-dia pode ocorrer um aumento de movimento em ambos os sentidos.

Nos sábados o movimento é menor e o pico da tarde ocorre na hora do almoço. Nos domingos e feriados a demanda é bem menor, a não ser nas linhas que passem por parques ou/e shoppings e que operem com menor tarifa. (Caso de Curitiba).

Variação da demanda nas horas de pico-

(5)* A variação da demanda em cada hora de pico é quantificada pelo “fator de hora de pico -FHP”, dado pelo volume da hora de pico (VHP) dividido por 4 vezes o volume dos 15 minutos consecutivos de maior movimento na hora de pico (VPP).

FHP = VHP/(4xVPP)

9.2 - Desempenho Operacional dos Veículos -

Movimento entre duas paradas sucessivas -

(6)* Pode ser constituído de 4 etapas: 1)aceleração (esforço de tração maior que a resistência ao movimento com aumento de velocidade); 2)fase de regime ou cruzeiro (esforço de tração = resistência ao rolamento, velocidade constante); 3)movimento por inércia (coasting – veículo sem tração e sem esforço frenante, pequena desacelaração) e 4)frenagem (veículo sem tração e com freios aplicados, com redução de velocidade).

A forma como os veículos efetuam estes movimentos é utilizada para estudos de desempenho técnico e econômico dos veículos de TP.

Com o uso de computadores é possível simular e estudar os movimentos entre dois locais de parada, considerando , inclusive, as interferências do trânsito.

(7)* Para o movimento em vias exclusivas podem ser usados modelos analíticos simples como a seguir:

Movimento uniforme (velocidade constante) -

Distância percorrida (d) = velocidade constante (v) / tempo de percurso (t).

Movimento uniformemente variado (aceleração constante) -

v = vo + a.t d = vo.t + (1/2).a.t2 v2 = vo2 + 2.a.d

Sendo: v = velocidade final; vo = velocidade inicial a= aceleração constante

d = distância percorrida; t = tempo de percurso.

Tempo de permanência nas paradas -

É dado pelo tempo de embarque e desembarque mais o tempo de abertura e fechamento de portas e o tempo para iniciar o movimento.

O tempo de embarque e desembarque depende se os mesmos são realizados ou não ao mesmo tempo, do número e largura das portas, degráus, tipo de bilhetagem (dentro ou fora do veículo), catraca, valor da tarifa (necessidade ou não de troco), espaço antes da catraca. Com sistemas de bilhetagem automática, (uso de cartões magnéticos) o embarque é agilizado.

O tempo de embarque ou de desembarque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com