TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS

Trabalho Escolar: MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  2.036 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO FORMAÇÃO PELA ESCOLA

MÓDULO

COMPETÊNCIAS BÁSICAS

TUTORA: ERICA DA SILVA

CURSISTAS: CARMEN LUCIA SCHEFFEL GUSSO

EDINEIA CARLA MAIA

CASCAVEL-PR

DEZEMBRO/2013

“Um livro é mais que um conjunto articulado de ideias, é uma espécie de cumplicidade do autor de alguns pensamentos com o autor de outros pensamentos e práticas sociais que é o leitor. Sem essa cumplicidade não existe o livro.”

(Fernando José de Almeida)

ATIVIDADE PROPOSTA:

Identificar um problema educacional em sua comunidade e fazer uma análise crítica contextualizando o problema e propondo possíveis caminhos para solucioná-lo.

1. INTRODUÇÃO:

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de uma gama de programas que visam à melhoria da qualidade da educação brasileira.

Criado pela Lei nº5.537, de 21 de novembro de 1968, modificada pelo Decreto- Lei ]872, de 15 de setembro de 1969, com missão, de “Prover recursos e executar ações para o desenvolvimento da educação”.

Em 1992, foi criado o Instituto Nacional do Livro (INL), com a função de legitimar o livro didático nacional e incrementar a sua produção. Quase uma década depois, criou-se a Comissão Nacional do Livro didático (CNLD), que passou a estabelecer, no país, uma política de legislação, regulamentando a produção, a circulação e o controle político,bem como a qualidade do que seria distribuído.

Depois de várias mudanças e outros programas criados pelo Governo Federal, visando melhorias na qualidade da educação foi criado o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), cujo objetivo é promover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos, dicionários e obras complementares. Esse programa distribui obras didáticas, escolhidas pelos professores, para todas as escolas públicas constantes do Censo Escolar, atendendo mais de 40 milhões de alunos.

Para promover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos, dicionários e obras complementares de qualidade, o governo federal executa o Programa Nacional do Livro Didático.

Cada escola escolhe democraticamente, os livros que constam no Guia do PNLD, aquele que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico. Cabe à escola, em particular ao professor, a condução do processo de ensino e aprendizagem, assim como o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. O livro didático participa desse processo como um recurso auxiliar na condução do trabalho didático. Ele é mais um interlocutor que passa a dialogar com o professor e com o aluno. Nesse diálogo, tal texto é portador e uma perspectiva sobre o saber a ser estudado e sobre o modo de se conseguir compreende-lo mais eficazmente.

2. ANÁLISE DE DADOS

Caracterizado como o maior programa do gênero, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), é de responsabilidade do Ministério da Educação, gerenciado pelo FNDE, e baseia-se nos princípios da livre participação das editoras privadas e da livre escolha por parte dos professores. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

O programa PNLD é de suma importância para garantir a qualidade da educação em todo o país, só para se tiver uma ideia em 2001, o PNLD passou a atender também alunos portadores de deficiência visual que cursam o ensino fundamental em escolas públicas de ensino regular e escolas especializadas sem fins lucrativos.

Mas, ao se vivenciar a realidade cotidiana de algumas Unidades Escolares da rede pública municipal do município de Cascavel-Pr, é possível identificar problemas sérios relacionados ao Programa Nacional de Livro Didático.

Em algumas escolas da rede pública municipal de ensino, o livro didático chegou a número insuficiente, ou seja, não foi possível a distribuição de livros em todas as turmas de todas as disciplinas. Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com