TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interferencia do governo no Mercado Nacional

Por:   •  18/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

Uespi – Universidade Estadual do Piauí
- Campus Poeta Torquato Neto -

Reges B. Nolêto Filho

FUNDAMENTOS DA ECONOMIA

Demanda e oferta; Elasticidade e interferência do governo no mercado; Fatores de produção; Custos de produção.

Teresina, 18 de Junho de 2016.

  1. Introdução


O objetivo desse trabalho é atestar os conhecimentos obtidos em sala juntamente com um prévio conhecimento de mundo sobre os temas: Demanda e oferta; Elasticidade e interferência do governo no mercado; Fatores de produção; Custos de produção. Obedecendo a ordem dos citados.

  1. Demanda e oferta de mercado;

2.1- Demanda de mercado;

2.1.1- Conceito:

A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. As principais são o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e as preferências e hábitos do indivíduo. Dependendo do mercado a ser estudado, outras variáveis podem ser incluídas, tais como fatores sazonais (demanda de sorvetes, por exemplo), localização dos consumidores, disponibilidade de crédito etc.

Para estudar a influência isolada dessas variáveis utiliza-se a hipótese do coeteris paribus, ou seja, analisa-se cada uma dessas variáveis isoladamente, supondo que as demais permaneçam fixadas.

2.1.2- Relação entre quantidade procurada e o preço do bem: a lei geral da demanda:

Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem; coeteris paribus. É a chamada lei geral da demanda.

Essa relação quantidade procurada/preço do bem pode ser representada por uma escala de procura, curva de procura ou função demanda.

Tanto a escala de procura quanto a curva de produção evidenciam uma grande baixa no valor do produto à medida em que a procura pelo mesmo é aumentada (lei geral da demanda).

Os economistas supõem que a curva ou a escala de procura revela as preferências dos consumidores, sob a hipótese de que estão maximizando sua utilidade, ou grau de satisfação, no consumo daquele produto. Ou seja, subjacente à curva há toda uma teoria de valor, que envolve, os fundamentos psicológicos do consumidor.

Matematicamente, a relação entre a quantidade demandada e o preço de um bem ou serviço pode ser expressa pela chamada função demanda ou equação da demanda: Qd = f(P) em que:

Qd = quantidade procurada de determinado bem ou serviço, num dado período de tempo;

P = preço do bem ou serviço.

A expressão Qd = f(P) significa que a quantidade demandada Qd é uma função f do preço P, isto é, depende do preço P.

2.1.3- Outras variáveis que afetam a demanda de um bem:

Efetivamente, a procura de uma mercadoria não é influenciada apenas por seu preço. Existe uma série de outras variáveis que também afetam a procura. Para a maioria dos produtos, a procura será também afetada pela renda dos consumidores, pelo preço dos bens substitutos (ou concorrentes), pelo preço dos bens complementares e pelas preferências ou hábitos dos consumidores.

Se a renda dos consumidores aumenta e a demanda do produto também, temos um bem normal. Existe também uma classe de bens que são chamados bens inferiores, cuja demanda varia em sentido inverso às variações da renda. Analogamente, tem-se a categoria de bens superiores ou de luxo: se o consumidor fica mais rico, demandará mais produtos de maior qualidade. Temos ainda o caso de bens de consumo saciado, quando a demanda do bem não é influenciada pela renda dos consumidores (por exemplo, quando a renda aumenta, não afeta praticamente o consumo de produtos como arroz, farinha, sal, açúcar).

A demanda de um bem ou serviço também pode ser influenciada pelos preços de outros bens e serviços. Quando há uma relação direta entre preço de um bem e quantidade de outro, coeteris paribus, eles são chamados de bens substitutos ou concorrentes, ou, ainda, sucedâneos. Quando há uma relação inversa entre o preço de um bem e a demanda de outro, eles são chamados de bens complementares.

Finalmente, a demanda de um bem ou serviço também sofre a influência dos hábitos e preferências dos consumidores. Os gastos em publicidade e propaganda objetivam justamente aumentar a procura de bens e serviços influenciando preferências e hábitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com