TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capitalismo Comercial ou Mercantil

Por:   •  5/12/2023  •  Resenha  •  3.465 Palavras (14 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 14

Capitalismo Comercial

O Capitalismo Comercial ou Mercantil é considerado o pré-capitalismo, representou a primeira fase do sistema econômico capitalista, surgiu no final do século XV, e durou até o século XVIII, quando despontou a Revolução Industrial.

O Capitalismo acompanhou o desenvolvimento da sociedade e está dividido em três fases:

- Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo) – do século XV ao XVIII

As principais características do capitalismo comercial são:

Surgimento da moeda como valor de troca

Produção de manufaturas

Divisão Internacional do Trabalho

Mercantilismo como sistema econômico (Segundo o mercantilismo, a fonte de riqueza de uma nação se baseava no comércio com o mercado exterior e no acúmulo de metais preciosos)

Balança comercial favorável (superavit - É o dinheiro que “sobra” nas contas do governo depois de pagar as despesas, exceto juros da dívida pública.)

Protecionismo (taxas alfandegárias - uma política econômica que visa o proteger o mercado interno da concorrência externa.)

Metalismo (acúmulo de metais preciosos)

O imperialismo colonial mercantil: Grandes Navegações

A descoberta da América e a viagem de Vasco da Gama à India abriram o caminho para a expansão do capitalismo a todos os continentes.

“Os dois maiores e mais importantes eventos registrados na história da humanidade” - Adam Smith (Primeiro Grande Teórico da Economia Capitalista

Espanha e Portugal partiram em viagens com o objetivo não apenas de territórios como no passado, mas de novas terras, monopólio comercial de especiarias, produtos agrícolas, metais preciosos e escravos. O poderio econômico como busca (que é uma característica essencial do capitalismo).

Tratado Colonial: onde somente a metrópole poderia negociar com a colônia, pensando que a idea é a expansão do comércio e não a fundação de uma cidade.

A Política do Mercantilismo

O Estado que tem a principal atuação

Doutrina no qual o poder e a prosperidade dos Estados dependiam de metais preciosos (ouro e prata) nos cofres públicos. Caso o Estado não tivesse esses metais, dependia do superávit de exportações sobre as importações, a fim de adquiri-los.

Essa política instaurou o capitalismo de Estado, onde estabeleceu a associação do empresário com o poder público, com o objetivo de reforçar o poder político e aumentar a riqueza privada.

Espanha e Portugual adotaram essa política, depois a França. Mas foi graças a política mercantilista que a Grã-Betanha tornou-se a primeira potência comercial do mundo.

As Consequências do colonialismo mercantil

O contato dos indígenas iniciado principalmente porque os colonizadores trouxeram cavalos, que depois foram usados para as guerras dos indios com outros povos, e também da tecnologia armamentista usada pelos europeus que não se comparava as dos indígenas.

O contato dos ameríndios com o homem branco causou desastres demográficas causado por epidemias contraídas (como varíola, sarampo e gripe), além do massacre coletivo. Tudo para obeter o máximo de metais preciosos, esses quando não encontrados (como no caso do Brasil), os indíos eram submetidos a escravidão.

A Escravidão de Africanos nas américas e o tráfico

O trabalho escravo foi introduzido pois o capitalismo mercantil para prosperar, precisava de um sistema de plantation (O plantation se baseava no latifúndio, na monocultura, no trabalho escravo e era voltado para atender o mercado exterior.), que exige uma enorme concentração de mão de obra em cada empresa agrícola de exportação.

O preço de aquisição dos escravos, e a diferença do preço de venda desses escravos na américa foi a principal causa para a persistência do tráfico colossal negreiro durante séculos

Capitalismo Industrial (Fase 2)

Revolução Industrial XVIII

A passagem da produção artesanal para industrial pois, a produção artesanal era cara, demorada e sem qualidade. As manufaturas eram oficinais com o trabalho dividido para aumentar a produção pois quanto maior a quantidade de produtos sendo oferecida, menor o valor. Vantagens para os camponeses que podiam comprar com um valor menor.

Divisão do trabalho

Focar na produção de um produto só adquire mais qualidade

A velocidade da produção era maior

Maior quantidade de produtos

o Artesão Médio era alguém que tinha um conhecimento, ou habilidade que privilegiava socialmente. Acima dos camponeses feudais.

“A Expansão do comércio exige um aumento constante da produção industrial, por sua vez, impõe o crescimento incessante da demanda de bens e do sistema de sua distribuição no mercado”

Inglaterra como país pioneiro.

Ela acumulou riquezas devido à marinha inglesa, focada no comércio marítimo e portos.

Além de proteção do mercado interno, criando impostos para produtos dos outros países, as taxas alfandegárias, estimulando o consumo interno dos produtos ingleses.

Cercamento de terras para a criação de ovelhas para tecidos além dos servos expulsos que precisam de emprego, gerando mão de obra nas indústrias.

A busca pelo poder político levou a Revolução Gloriosa, fortaleceu a burguesia mantendo a monarquia (monarquia constitucional - Reis e Parlamento formado por burgueses)

É criado o banco da Inglaterra (1694), promovendo empréstimos para burgueses lucrarem mais. (Uma expansão comercial, em qualquer país, depende das facilidades de crédito e de transporte)

Em parceria com Portugal (tratado dos panos e vinhos) a ENG se compromete em comprar o vinho português e Portugal se compromete a comprar tecidos ingleses. (depois da revolução) a ENG tem um comprador garantido, querendo então aumentar a produção.

Taylorismo - Cada funcionário faz uma pequena parte do produto

Fordismo - a criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com