TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capitalismo Comercial

Por:   •  8/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Capitalismo comercial

Foi a fase inicial do capitalismo, iniciado no século XV que era baseado numa economia centrada nas trocas comerciais, que envolviam tanto as sociedades de um mesmo local quanto de diferentes países. As Grandes Navegações foi um fator que contribuiu muito com o capitalismo comercial.

O sistema econômico era o mercantilismo, que se caracterizava pelo acúmulo de matérias-primas e metais preciosos (metalismo). Nessas trocas comerciais, cada país procurava exportar mais do que importar a fim de obter uma balança comercial favorável.

Nesse período, o modo de produção predominante, em substituição ao artesanato, era a manufatura, que consistia na divisão da produção em tarefas destinadas a vários trabalhadores a fim de se produzir uma determinada mercadoria com maior eficiência e quantidade.

Capitalismo Industrial

Com a Revolução Industrial, o capitalismo passou por modificações e a economia passou a estar diretamente ligada a produção industrializada.

Durante esse período estabeleceu-se a doutrina do liberalismo econômico, que defendia que todo o Estado, ao contrário de antes, não deveria mais comandar a economia, que seria autorregulada pelas leis do mercado. Nesse período, também se notou o predomínio da burguesia ao poder.

Capitalismo Financeiro

Ao final do século XIX e início do século XX, podemos dizer que a economia, principalmente dos países então chamados de desenvolvidos, deixou de estar centrada no poder das indústrias e passou a estar centralizada no fator financeiro das empresas.

Isso ocorreu porque houve o que se chama de “fusão” do capital bancário com o capital industrial, graças ao processo de divisão das empresas em ações, que passaram a ser especuladas e comercializadas como se fossem mercadorias, nas chamadas bolsas de valores, o que se intensificou com os avanços propiciados pela III Revolução Industrial.

Teorias do capitalismo

O Estado de bem-estar social é uma forma de organização econômica e política, em que o Estado é o principal agente regulamentador nos aspectos sociais, políticos e econômicos do país. O Estado de bem-estar social emergiu em alguns países europeus devido à expansão do capitalismo após a Revolução Industrial.

A doutrina keynesiana é uma teoria econômica que ganhou destaque no momento em que o capitalismo vivia uma de suas mais graves crises. A qual defendia a ação do estado na economia com o objetivo atingir o pleno emprego.

O neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

O principal objetivo da terceira via é combinar a eficiência econômica do capitalismo com a "justiça social" do socialismo, o que significa a imposição de maiores impostos, mais assistencialismo e regulamentações opressivas.  Em suma, a terceira via é apenas um nome mais pomposo e populista para a manutenção do status quo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com