TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comparar Atuação BR com ONU e OEA

Por:   •  4/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 8

IDEÁRIO DA QUESTÃO 8

8- Comparar a atuação do Brasil na ONU com a atuação na OEA, concluindo sobre as oportunidades para o desenvolvimento do setor de comunicações e para a educação do Brasil.

  1. INTRODUÇÃO

      O Brasil atua junto aos organismos internacionais para atender o interesse do país em realizar acordos multilaterais, apontando a sua política externa para a Ordem Mundial Multipolar.

      Atualmente, as relações internacionais estão alinhadas de forma multilateral, tendo os organismos internacionais, como a ONU e a OEA, como facilitadores desse processo, juntamente com demais órgãos, blocos e alianças globais e regionais.

      A Organização para as Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945, logo após a II Guerra Mundial (II GM), com o propósito maior de impedir conflitos da mesma proporção. Possui atualmente 193 Estados membros (EM), tendo como objetivo, dentre outros, garantir a segurança e a paz mundial, promover para os direitos humanos, cooperar para o desenvolvimento econômico e social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária.

      A Organização dos Estados Americanos (OEA) foi criada em 1948, também logo após a II GM, com o propósito de promover a cooperação dos EM do continente americano. Possui atualmente as 35 nações livres do continente americano como EM, tendo como objetivos centrados no continente americano, dentre outros, garantir a segurança e a paz, promover os direitos humanos, cooperar para o desenvolvimento econômico, social e cultural, combate ao terrorismo e promover o meio ambiente.

      O setor de Comunicações do Brasil engloba os meios físicos e informatizados, verificando-se no atual estágio de desenvolvimento da sociedade a necessidade dos seres humanos em utilizar os meios virtuais para conexão, e ganhos em desenvolvimento humano nas demais áreas, como a educação.

      O setor de educação do Brasil é bastante complexo, estando em bom nível, com o país em posição intermediária no Programa Internacional de Avaliação Estudantil (PISA), verificando a necessidade de continuamente aprimorar as políticas públicas no setor, aproveitando-se das experiências de sua participação nos diversos organismos internacionais.

      A seguir, será comparada a atuação do Brasil na ONU com a atuação na OEA, concluindo sobre as oportunidades para o desenvolvimento do setor de comunicações e para a educação do Brasil.

  1. DESENVOLVIMENTO

a. Atuação do Brasil na ONU

- Criação: O Brasil é um dos países fundadores da ONU. Criada em 1945, logo após o II GM, com o propósito maior de impedir que novos conflitos da mesma proporção ocorressem, almejando promover uma maior cooperação mundial, tendo o Brasil como um dos seus protagonistas, destacando-se a figura de Oswaldo Aranha.

- Economia: A ONU possui agências financeiras especializadas, e o Brasil contribui com valores para a manutenção destas. O FMI e o Banco Mundial são os sistemas financeiros atrelados à ONU, como agências especializadas, com foco de financiar os Estados Membros para projetos de melhorias para ampliação do IDH. O Brasil atualmente é o 10º maior contribuinte daquele organismo.

- Militar: A participação do componente militar brasileiro nas missões da ONU tem sido uma constante. Tanto em missões de paz com tropas, quanto com observadores militares e segurança de embaixadas, o Brasil tem mostrado efusiva participação. Verificando-se o aprimoramento da educação militar, com o aprendizado dos contingentes e militares designados, e sua replicação nas escolas quando do retorno ao Brasil.

- Político: O Brasil tem constantes participação no Conselho de Segurança da ONU (CSNU). Tendo participado por 10 vezes como membro temporário do CSNU, o Brasil vem buscando vaga como membro permanente, com poder de veto. Com isso, os posicionamentos do Brasil na esfera global passarão a ter maior peso, ampliando o seu poder de comunicação  nas relações internacionais.

- Psicossocial:  O Brasil assumiu os compromissos instruídos na Agenda 2030 da ONU. Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se encontra o da Educação, e tendo o Brasil se comprometido em atingir as metas inerentes ao ODS, tem implantado políticas públicas no ensino que possibilitaram melhoria na qualidade, disponibilidade e participação para toda a sua população.

- Científico e tecnológico: A subscrição do Brasil na Agenda 2030 estabelece para o país melhorias na área de internet. Sendo o acesso à internet declarado como meio essencial à educação e à igualdade social, o Brasil está implementando projetos e políticas públicas para melhorar o acesso à internet de seus cidadãos, de onde se destaca o desenvolvimento e o lançamento do satélite Amazonas 1. Desta forma, desenvolvendo o setor de comunicações da nação.

- Ambiental:  O aspecto ambiental é um dos principais objetivos da cartilha 2030 da ONU, subscrita pelo Brasil. O Brasil estabeleceu, a partir dos ODS  da ONU, reduzir 43% da sua emissão de gases do efeito estufa até o ano de 2030, deste modo colaborando com as ações da ONU.

Conclui-se parcialmente que a atuação do Brasil na ONU revela o protagonismo profícuo que o país tem naquela Organização Internacional dentro das várias área de atuação de suas estruturas, levando o Brasil a aproveitar as oportunidades para o desenvolvimento em seu setor de comunicação e para educação

a. Atuação do Brasil na OEA

- Criação: o Brasil é um dos países fundadores da OEA. Da mesma forma que na OEA, o Brasil participou de sua criação logo após a II GM, em 1948, também, com o propósito de ser um organismo internacional para cooperação do continente americano.

- Economia: Na OEA não existem agências ou órgãos financeiros subordinados àquele OI. A OEA age facilitando os acordos comerciais entre os seus Estados Membros, e indicando políticas públicas de sucesso, diferentemente da ONU, que possui o FMI e o Banco Mundial como agências especializadas de cunho econômico.

-Militar: a participação do componente militar brasileiro em missões da OEA é incipiente. Essa situação ocorre por conta do menor emprego de tropa de intervenção, a qual foi empregada em 1965 quando da constituição da Força Interamericana de Paz (FIP), com um destacamento brasileiro, para a paz na Nicarágua, de maneira oposta a ONU, que tem largo emprego de tropas em diversas missões. O emprego do componente militar se dá, atualmente, através de representações em embaixadas e intercâmbios entre as forças, levando ao desenvolvimento da educação nesta área do ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com