TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenho de Pesquisa

Por:   •  3/12/2019  •  Resenha  •  4.737 Palavras (19 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 19

Ínidice 

Introdução        1

Debate conceptual        2

Desenho de pesquisa        3

Problema de pesquisa        3

Pergunta de partida        4

Método de comparação        4

Contextualização        5

Moçambique        5

Costa de Marfim        7

Libéria        9

Conclusão        12

Referencias Bibliográficas        13

Introdução

É facto que a literatura sobre as guerras civis em África são unanimes em afirmar que grande parte dos conflitos nesse continente tem origem étnica, que são consequências da exploração que as potências capitalistas desenvolveram no continente. Como afirma Ndulu (2018) o sistema colonial envolveu a super posição de uma nova ordem política sem levar em conta as condições locais.    

A divisão do território africano foi feita sem levar em consideração as condições étnicas de cada região, deixando muitas vezes grupos rivais, ou pelo menos, de praticas culturais muito distintas vivendo em um mesmo território, e as consequências desse processo são vistas ate hoje, marcando os grandes problemas de instabilidade social, politica e militar no continente. Tomando como exemplo a Costa do Marfim, segundo a revista Resumo e Segurança de Africa a origem, consequências e implicações dessas guerras são diversas e resultam de uma mistura explosiva de rivalidades étnicas e religiosas as quais se prendem com a questão da propriedade das terras que conduziram desde 2002 a uma divisão de facto dos pais. Enquanto que a Libéria diferentemente de muitos países foi fundada em 1920 para o realojamento de antigos escravos dos EUA nunca foi dominada pelo islã enquanto força cultural prevalecente.

No caso de Moçambique o conflito civil teve inicio dois anos depois da luta de independência do domínio colonial, onde a RENAMO opôs-se ao Governo de partido único marxistaleninista da FRELIMO. Apesar do conflito ter sido em grande medida contido ao território moçambicano, a sua dimensão geopolítica e regional foram instrumentais na sua perpetuação. Desta arte, o trabalho apresenta como Objectivo geral: Analisar o processo dos acordos de paz em Costa de Marfim, Moçambique e Libéria; Especificamente visa: (1)Explicar o contexto histórico dos acordos de paz;(2) Descrever os principais atores envolvidos no processo dos acordos; (3) Identificar os principais constrangimentos verificados no processo dos acordos de paz.

Para a materialização dos objetivos supracitados, lança-se mão ao institucionalismo histórico de forma a perceber os fatores por de trás do fracasso da implementação da paz nesses países

Indubitavelmente, como afirma o instituto de estudos de segurança os esforços de resolução de conflitos ao longo da história mostra que a celebração de um acordo não põe necessariamente fim a todas as dinâmicas de um conflito.

Debate conceptual

  • Guerra - Segundo SANTOS (2000:204-205), a concepção cataclísmica vê a guerra como uma catástrofe inevitável. A concepção escatológica considera a guerra a forma de alcançar um estádio superior da vivência do Homem na Terra, sendo essa uma situação de pureza exigida pela religião.
  • CLAUSEWITZ (1832:1)considera a guerra “um acto de violência para levar o inimigo a fazer a nossa vontade”. Assim, diz o autor, “a violência, ou seja, a força física (...) é, pois, o meio; a submissão compulsória do inimigo à nossa vontade é o objectivo último”2. O autor explica ainda que, para que o objectivo se atinja plenamente, o inimigo tem que ser desarmado, sendo este o verdadeiro objectivo das hostilidades na teoria, já que assume o lugar do objectivo final, colocando-o como algo que não pertence bem à guerra.
  • Segundo COLLIER et al. (2003:11) a guerra civil “é travada fora de uma estrutura de regras e inteiramente dentro de um território nacional”, Por outro lado, e também em oposição à violência comum, a guerra civil “implica uma organização rebelde equipada com armamento e staff recrutado a tempo inteiro.
  • A guerra civil ocorre em resultado da rebelião, que, segundo um dicionário comum, significa insurreição ou revolta. COLLIER & HOEFFLER (2002b:3) afirmam que “ a rebelião é, de certa forma, análoga a outros três tipos de organização: movimentos protestantes, exércitos e crime organizado.
  • Guerra étnica - É qualquer conflito que tenha em sua essência o choque de pessoas com origens religiosas, raciais, culturais ou geográficas. O embate entre grupos ou comunidades com características diferenciadas muitas das vezes resulta em genocídio. OLIVEIRA (2007:22)
  • Institucionalismo Histórico - Segundo HALL e TAYLOR (2001, P:194) institucionalismo histórico desenvolveu-se como reação contra a análise da vida política em termos de grupos e contra a estrutura-funcionalista, que dominava a ciência política nos anos 60 e 70. Ele emprestou esses dois métodos enquanto se empenhava em ultrapassá-los. Seus teóricos retinham o enfoque dos grupos a idéia de que o conflito entre grupos rivais pela apropriação de recursos escassos é central à vida política, mas buscavam melhores explicações, que permitissem dar conta das situações políticas nacionais e, em particular, da distribuição desigual do poder e dos recursos. Eles encontraram essa explicação no modo como a organização institucional da comunidade política e das estruturas econômicas entram em conflito, de tal modo que determinados interesses são privilegiados em detrimento de outros.

Para a materialização desta pesquisa ira usar se o conceito de Guerra civil de collier por este trazer os elementos essenciais para a compreensão de cultura.

Desenho de pesquisa

Comparação de poucos casos: De acordo com Landman (2008), a comparação de poucos casos envolve a seleção intencional de alguns países. Esta seleção pode envolver dois ou mais países diferentes.

A característica definidora deste método de comparação é a seleção intencional de países de um universo de casos possíveis; a seleção de casos na ausência de quaisquer regras de investigação pode levar a inferências inseguras e limitadas, chegando alguns estudos a conclusões incorretas sobre um determinado caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com