TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento do Toyotismo nas Indústrias

Por:   •  8/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento do Toyotismo nas Indústrias

O Toyotismo é um sistema de produção industrial desenvolvido pelo engenheiro japonês, Eiji Toyoda, que trabalhava na fábrica da Toyota em busca de um sistema alternativo ao Fordismo buscando um menor custo de fabricação e a redução do estoque dos produtos finalizados através da redução de desperdício através de dois métodos desenvolvidos na fábrica, o “Just in Time” e o “Kaisen”.

   O modelo industrial da Toyota foi baseado no “Just in Time”, que consiste na aquisição da matéria-prima necessária para a produção dos veículos em quantidade definida e em um tempo determinado. Este modelo é responsável, principalmente, pela economia da matéria-prima, isto é, pelo capital da empresa. Além disso, viabilizou o espaço de estocagem num país pós guerra e com um mercado consumidor se recuperando do pós-guerra em que atravessava o Japão. Outros fatores instituídos pelo Toyotismo foram os sistemas de qualidade e a pesquisa de mercado, avaliando as demandas do mercado.

   A metodologia Kaisen foi aplicado na indústria buscando eliminar os desperdícios de materiais e do tempo fabril e os processos desnecessários. A própria palavra Kaisen, em japonês, significa “melhora contínua”. Através dele, a Toyota conseguiu melhorar a qualidade do produto-final, na melhoria da produtividade mesmo havendo o mínimo em investimentos, envolveu todos os colaboradores da organização na qualidade final do produto e na consequente satisfação do cliente, eliminou todo desperdício e principalmente na melhoria de seus processos.

   Concluímos assim, que o sistema de produção Toyotismo, baseado na fabricação sob demanda se dá com a sintonia entre o fornecimento de matérias-primas, o sistema de produção com o mínimo de desperdício e melhor controle de qualidade e as vendas, atendendo a satisfação dos seus clientes, através de um método inovador criado na década de 40 e muito utilizado até os dias de hoje.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com