TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Mercado Asia e Oceania

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Estudos dos Mercados Ásia e Oceania

Curso: Relações Internacionais        

Professor: Beatrice Maria Zanellato Fonseca Mayer

Nome do estudante: Sabrina Maira

Data: 22/09/2019

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Ao negociar com um novo país, independentemente de sua localização, o negociador precisa compreender a cultura daquele país. Ao se abordar cultura, existem diversos entendimentos, mas sabemos que cultura se refere aos valores e crenças que permeiam o modo de pensar e de agir de uma nação. No campo dos negócios internacionais existe um renomado professor, Hofstede, que desenvolveu de forma criteriosa um conjunto de dimensões que nos permite compreender a cultura nacional de um país. Deste modo, os convido a acessar a página web deste professor, e escolher um país da Ásia ou da Oceania e responder as seguintes questões:

Base principal para a consulta: https://www.hofstede-insights.com/models/ 

  1. Quais são as dimensões da cultura nacional, segundo Hofstede? Identifique e explique cada uma delas.

Resposta:

Segundo Hofstede a cultura é um fenômeno de grupo. Onde se desempenha um papel importante no comportamento da alguém e as características da Cultura Nacional, quanto maior for esse grupo, mais notável será a Cultura Nacional.

Observando a figura ao lado pode-se identificar as camadas que à compõem. Essas camadas se referem a aspectos que cada cultura contem, mas que são diferentes, a primeira camada esta os Símbolos que são como os hábitos alimentares, alimentos, bandeiras ou cores. Na configuração organizacional pode-se pensar no logotipo da empresa, os símbolos representam emoções ligadas a cultura; os Heróis são figuras publicas, pessoas com o comportamento que demostra o espirito nacional. Ou organizações que dão exemplos de comportamentos; na terceira camada encontra-se os Rituais, que são os eventos que moldam nossas mentes. São eventos frequentes daquela sociedade e/ou organizações.

  1. Escolha um país asiático ou da Oceania, e descreva a cultura nacional deste país.

Resposta: País da Oceania- Fiji

Localizado na Oceania, o território de Fiji possui extensão territorial de 18,2 km², e não possui fronteiras terrestres. Sua economia é pouco desenvolvida, tendo como principal fonte a economia agricultura, onde se cultiva coco, gengibre e cana-de-açúcar, abacate, maracujá, bananas, o turismo também participa desta porcentagem, o paíse de clima quente e tropical, águas cristalinas e praia. O país rico em tradição histórica e cultural, as principais religiões são o cristianismo, o hinduísmo e o islamismo. Como línguas oficiais, o país adota o inglês, o fijiano e o hindi fijiano. A moeda é o dólar de Fiji.

  1. Compare a cultura nacional deste país com o Brasil.

Resposta:

 Podemos observar que o clima tropical de Fiji é igual ao Brasil, como Brasil, Fiji atrai muitos turistas por suas praias e clima quente, a economia de ambos é composta de agricultura e turismo. O que os diferenciam é sua geografia, Fiji é rodeado pelo mar do Pacifico e o Brasil possui fronteiras.

  1. Traga de outras fontes, como Embaixadas, Câmaras de Comércio, Guia Como Exportar para, Apex-Brasil, entre outras, três aspectos culturais que devem ser observados ao negociar com este país. Lembre-se de indicar as fontes de consulta.

Resposta:

O conhecimento dos costumes e peculiaridades locais são fundamentais para que a negociação tenha o sucesso almejado. Sendo assim, conforme Hendon (2007), as organizações tornam-se cada vez mais conscientes da importância de compreender as diferenças culturais nos processos de internacionalização, sendo um dos fatores mais significativos na gestão de organizações internacionalizadas (CHANG, 2003). Por outro lado, diferenças culturais muitas vezes recebem a culpa por negociações internacionais que fracassam (ELAHEE; KIRBY; NASIF, 2002). SIF, 2002). A comunicação, a informação, a autoridade e a resolução de conflitos, isto é essencial para se entender uma outra cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (335.4 Kb)   docx (777.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com