TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marxismo

Por:   •  23/5/2017  •  Tese  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

MARXISMO

Diferente das outras teorias o Marxismo não se aplica automaticamente as Relações Internacionais. No entanto, suas VISÕES ESTRUTURAIS das relações sociais oferece as Relações Internacionais explicações alternativas; sobretudo, quanto a Ideia de Imperialismo (Lênin e Bukharin) e do Neo- marxismo (Teoria da Dependência e Sistema Mundo).

Traz para as Relações Internacionais uma mudança quanto ao nível de análise. Uma vez que rompe com a escola norte-americana e inglesa e destaca que as Relações Internacionais devem ser observadas do nível de análise da sociedade; de modo que a política internacional não seja explica em função do interesse do modo de produção burguês.

Sendo assim, o marxismo faz parte de um projeto político que na conjuntura internacional apresenta uma visão estrutural ao desenvolver o chamado SOCIALISMO e para isso conta com uma base originada do IDEALISMO HEGELIANO.

IDEALISMO HEGELIANO 

É uma dialética (idealista) na qual concebe que as IDEIAS vivem um CICLO. E este move a HISTORIA.

O ciclo é determinado como: ideia = tese (que seria o nascer); natureza = antítese (que seria o desenvolvimento); espírito = síntese (que seria o morrer). No entanto, na síntese surge uma tese reconfigurando o ciclo.

SOCIALISMO

Contrapõe-se ao socialismo cientifico (que seria o desenvolvimento/tentativa do socialismo). Entre eles só haveria em comum a luta de classe.

No socialismo ( utopico) NÃO seria somente satisfatorio a constatação das classes. Seria NECESSARIO uma busca para acabar com as CONTRADIÇÕES.

Retomando:

No entanto por não haver na historia nenhuma atividade/movimento político PROPRIO do proletariado. Não há condições materiais para a libertação. O que se tem é o proletariado buscando na estrutura contraditoria uma lei social ( que por sua vez vai ser contraditoria) para prover a libertação).  Isto seria o MATERIALISMO.

E MARX ve no ciclo de hegel uma ferramenta para determinar os elementos para ruptura desta contradição e criar a real libertação. Ou seja, o mecanismo para se criar uma lei social autentica do proletariado.

MATERIALISMO = Moviemtno histórico resultante da organização  política, que por sua vez, esta diretamente associado as condições materiais encontradas para sua construção.

Sendo assim, a HISTORIA ( estrutura) é determinada pelo modo pelo qual a PRODUÇÃO MATERIAL de uma sociedade é REALIZADA. Ou seja, se constitui como a organização política ( de representações intelectuais) de uma época.

PRODUÇÃO MATERIAL = modo de produção.  É como uma sociedade organiza suas atividades produtivas ( estas incluem as relações sociais de produção = a relação entre aqueles que detem os meios de produção e os que detem a força de trabalho).

Desse modo, o materialismo é historico e determinado pela estrutura economica.

Portanto, para compreender como a historia se movimenta é necessario entender como as sociedades se organizam na INFRAESTRUTURA, pois é esta que determina a SUPERESTRUTURA.

INFRAESTRUTURA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com